O que um Licor precisa?

Que tal investir na produção de licores caseiros para revenda?

O que um Licor precisa?     Artigo CPT

 

Os licores são muito procurados pelo seu sabor de frutas adocicado que é atrativo, os licores são bebidas que trazem um bom público de apreciadores a sua produção é fácil e pode ser aproveitadas as frutas do seu pomar para garantir uma grana extra, afirma a professora Maria da Graça Lima do Curso CPT de Como Produzir Licor e Xarope.



A palavra licor é comumente usada para designar uma bebida alcoólica açucarada e aromatizada com essências diversas. Mas ela tem, também, um significado mais amplo, servindo para designar qualquer bebida alcoólica. Os licores são digestivos, por causa dos óleos essenciais que possuem, por isso são usados depois das refeições. São usados, também, em coquetéis e no preparo de sobremesas. Os licores de mesa possuem, em sua composição, álcool, água, açúcar e um princípio aromático.

Ingredientes do licor


— Álcool
O álcool é a matéria-prima principal do licor e interfere diretamente na sua qualidade. Ele deve ser neutro, não interferindo no cheiro, no gosto ou na cor do licor. O tipo recomendado é o de cereais, refinado e sem odor, permitindo sobressair o aroma e o sabor da fruta. O álcool etílico, comum, não deve ser usado, pois, deixa um sabor desagradável nos licores e pode conter resíduos de metanol, sendo uma substância tóxica.


As bebidas alcoólicas destiladas, também, podem ser usadas, dando uma característica especial ao licor. Podemos citar, como exemplos, a vodca, o conhaque, o uísque e a cachaça. O importante é que essas bebidas sejam de boa qualidade.


Muita gente prefere o licor fabricado com cachaça. Mas é preciso considerar que ela mascara o aroma e o sabor da fruta. Nesse caso, é preciso optar por cachaças de excelente qualidade e de origem conhecida. Se o licor destina-se à comercialização, é preciso tomar o cuidado de usar sempre a mesma cachaça para padronizar o produto. A quantidade de cachaça a ser empregada nas receitas será sempre o dobro da quantidade de álcool de cereais indicada.


— Água
A água a ser utilizada deve ser potável, ou seja, livre de resíduos e de microrganismos maléficos. As águas com resíduos de calcário, tornam os licores turvos. Geralmente, é usada no preparo da calda de açúcar ou xarope, acrescida à infusão da fruta. A calda é submetida à fervura, até adquirir a concentração adequada, promovendo a esterilização da água e do açúcar.


— Açúcar
O melhor açúcar para a fabricação de licores é o refinado, principalmente para os licores finíssimos e para os incolores. O açúcar cristal pode escurecer o produto, prejudicando sua qualidade.


— Princípio aromático
O princípio aromático engloba o gosto e o aroma do licor. A substância aromática é, geralmente, o óleo essencial, presente nas frutas ou em outras partes das plantas. O óleo essencial é extraído pelo álcool e se mantém dissolvido no licor.
O licor pode ser feito através da infusão de frutas no álcool, ou com a utilização de essências extraídas de frutas, folhas, flores e raízes ou, ainda, com leite, chocolate, ovos, café e outros produtos.


Conheça os Cursos CPT da Área Indústria Caseira.

Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 02-05-2022 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.