Não sabe como montar uma peixaria? Aprenda agora!

Montar uma peixaria é um negócio rentável, que alcança uma margem de lucro de 30% a 50% por peixe comercializado

Não sabe como montar uma peixaria? Aprenda agora!

Montar uma peixaria é um negócio rentável, que alcança uma margem de lucro de 30% a 50% por peixe comercializado. Peixarias de pequeno porte conseguem um faturamento de R$5 mil por mês (ou mais); Já peixarias de grande porte faturam R$12 mil mensais (ou mais). Entretanto, assim como todo tipo de negócio, o sucesso da peixaria depende do preparo e da dedicação do empreendedor. Vejamos abaixo alguns cuidados a serem tomados para abrir uma peixaria.

Pesquisa de mercado


O empreendedor deve pesquisar o mercado de peixes atual na região onde será implantada a peixaria. No processo, é importante analisar a concorrência, o público-alvo, os fornecedores, bem como os produtos a serem vendidos (se têm demanda na região). Embora variem de uma região para outra, os peixes com maior saída no Brasil são: tilápia, traíra, dourado, namorado, surubim, linguado e pescado.

Aquisição dos peixes


A aquisição dos peixes depende dos objetivos do empreendedor. Para isso, o empreendedor pode investir na própria criação de peixes para vender. Nesse caso, a lucratividade do negócio é maior, pois a comercialização de peixes pode ser feita para outras peixarias. Entretanto, esse investimento é mais alto, assim como o trabalho é maior.

Outra opção é fechar parcerias com criadores de peixes credenciados para que os peixes tenham boa procedência e sejam de qualidade. É essencial saber a origem dos peixes e verificar a diversidade oferecida. Nesse caso, o investimento é muito menor e o retorno é bem mais rápido.

Localização


O ponto comercial deve buscar um local onde a peixaria terá maior destaque. Nesse sentido, é imprescindível escolher locais com grande fluxo de pessoas, como centros comerciais, bairros bem movimentados, ou mesmo perto de feiras livres, onde as pessoas se dirigem para fazer compras. Para não errar na escolha, basca fazer um tour pela cidade e pesquisar.

Equipamentos


Os equipamentos variam de acordo com o porte da peixaria. No mais, serão necessários: balcão de atendimento; balança; freezer; câmera frigorífica; facas para limpeza e corte de peixes variados; luvas para manejar os peixes; mesa para tratar os peixes; equipamentos de proteção individual (EPIs), como botas, óculos, luvas e avental; baldes e demais materiais de limpeza; caixas térmicas; e embalagens.

Divulgação


A divulgação da peixaria pode ser feita no rádio, em carros de som e com a distribuição de panfletos. Uma alternativa econômica é divulgar nas redes sociais, como Facebook ou Instagram. Nesse caso, é importante criar um perfil próprio para a peixaria e alimentá-lo com fotos, vídeos e conteúdo relevante para atrair os clientes. Depois, os próprios clientes fazem propaganda boca a boca atraindo novos clientes.

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Fonte: montarumnegocio.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 21-01-2022 Seu Negócio

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