Dicas para montar negócio nos Estados Unidos

A porcentagem de novas micro, pequenas e médias empresas, que resolveram montar negócio nos Estados Unidos, aumentou nos últimos anos

Dicas para montar negócio nos Estados Unidos Para montar negócio nos Estados Unidos, é preciso know-how no setor pretendido e bom relacionamento com os norte-americanos

Não é novidade que a economia do Brasil tem andado a passos curtos nos últimos anos. Isso fez com que muitos empresários cortassem os gastos e, como resultado, o quadro de funcionários de várias empresas reduziu drasticamente. Como o desemprego aumentou, muitos que não conseguiram reingressar no mercado de trabalho buscaram soluções, dentre elas, montar o próprio negócio. Ultimamente esta vem sendo uma tendência no país, o que tem estimulado a abertura de novas pequenas empresas no exterior.

Inclusive algumas empresas que não alcançaram boa demanda no mercado nacional passaram a negociar com países no exterior. Hoje, contamos com mais de 25 mil empresas exportadoras - destas, 7 mil exportam para os Estados Unidos. Segundo a Amcham - Câmara Americana de Comércio Brasil - Estados Unidos, no ano de 2015, o índice de microempresas que exportam para os norte-americanos aumentou 26,7%. Da mesma forma, a porcentagem de novas micro, pequenas e médias empresas, que resolveram montar negócio nos Estados Unidos, aumentou nos últimos anos.

Muitas conseguiram ganhar o mercado norte-americano, pois aumentaram a competitividade da marca, aperfeiçoaram a imagem e inovaram no mercado de atuação. O maior atrativo para montar negócio nos Estados Unidos é pelo fato de ser um país com o maior mercado consumidor na esfera mundial. Portanto, investir nesse sonho pode ser uma oportunidade única de vencer como empreendedor. Mas antes, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

Você conhece a cultura norte-americana?

Para negociar nos EUA, é de fundamental importância conhecer a fundo a cultura norte-americana. Certamente isso irá preparar você para lidar com os estadunidenses de forma diplomática e produtiva. Como eles são diretos e objetivos nas negociações, muitas vezes, eles assustam os brasileiros, que são mais cativantes e receptivos.

Portanto, se você quer montar um negócio nos Estados Unidos e tornar seu produto/serviço um diferencial para os consumidores desse país, crie um bom relacionamento com eles respeitando os seus costumes e as suas particularidades.

Você tem know-how no setor pretendido?

Independentemente de investir no Brasil ou nos Estados Unidos, você deve ter know-how no setor pretendido. Além de pesquisar sobre o público-alvo da região (consumidores norte-americanos), você deve estar preparado e ter pleno conhecimento do negócio a ser implantado em solo estrangeiro. Uma boa dica é explorar a cadeia produtiva do país para saber como atuar no mercado.

Outro requisito imprescindível é estudar inglês - você pode fazer intercâmbio para praticar a língua e ainda conhecer os norte-americanos. Lembre-se também de verificar como funciona a burocracia de entrada no país - principalmente após a eleição do novo presidente.

Você está preparado para lidar com a concorrência?

Quem não quer negociar com os norte-americanos? Não há país que não tente estabelecer relações comerciais com os Estados Unidos. Afinal, o PIB dos EUA equivale a praticamente um quarto do PIB mundial. Portanto, trata-se de uma economia forte e gigantesca quando comparada às demais do globo terrestre.

Por tais motivos, é vital que você esteja preparado para lidar com a concorrência acirrada com outros países para fechar as melhores negociações. Uma excelente sugestão é investir em negócios inovadores e arrojados, que sejam um diferencial e tenham valor para os norte-americanos.

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 17-03-2017 Seu Negócio

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