Além do atendimento com excelência, dos produtos de qualidade e dos preços justos, a localização adequada da loja determina o sucesso dos negócios. Para escolher o melhor ponto comercial, alguns fatores internos e externos do empreendimento são indispensáveis, como o valor do aluguel, a visibilidade, a acessibilidade, a concorrência, o público-alvo, bem como os aspectos legais. Vejamos, a seguir, com mais detalhes.
Atente para os aspectos legais
Antes de alugar o ponto comercial, o empreendedor deve atentar para os aspectos legais que regulamentam o tipo de negócio. Para isso, basta se dirigir à prefeitura para saber as exigências estabelecidas pelos planos da lei de zoneamento e plano diretor da cidade. Elas devem ser seguidas para que o alvará de funcionamento seja aprovado.
Verifique o valor do aluguel
Outro fator importante refere-se ao valor do aluguel do ponto comercial, que deve seguir o que foi definido no plano de negócios. Além disso, o empreendedor deve ter pleno conhecimento sobre as condições para renovação do contrato. Vale destacar que também devem ser considerados outros valores, como condomínio, adaptações nas instalações e reformas a serem realizadas na estrutura.
Não esqueça a visibilidade
O ponto comercial deve atrair a atenção das pessoas mesmo que a distância. Pontos instalados em esquinas são as melhores opções, pois garantem maior visibilidade à loja. Também é importante verificar se há árvores bloqueando a fachada. Outro aspecto a ser considerado envolve a iluminação da rua, que deve permitir que seu comércio seja visível mesmo à noite.
Pense na acessibilidade
Quando a loja conta com estacionamento, ela é vista com outros olhos pelos clientes. Principalmente no caso de petshops, restaurantes, lavanderias e lojas de manutenção de computadores, que exigem fácil acesso. Caso o ponto comercial não tenha estacionamento, é importante fazer um convênio perto da loja. Também se lembre das rampas de acesso para atender a pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes.
Verifique os concorrentes
Embora seja interessante verificar se há concorrentes próximos à nova loja, ser o único do local pode ser arriscado, pois pode ser incompatível com o público da região. Nesse sentido, escolha um local onde há lojas compatíveis (oficinas próximas a lojas de peças de automóveis), que tenha uma vizinhança onde há grande fluxo de pessoas.
Defina o público-alvo
Pesquisar o público-alvo é outro fator importante para a escolha do ponto comercial. Ao analisar antecipadamente o perfil dos clientes em potencial, torna-se mais fácil elaborar estratégias para alavancar as vendas. No processo, devem ser definidos a faixa etária, o poder aquisitivo, os hábitos de consumo, entre outros aspectos. Pontos em bairros onde há universidades, por exemplo, são perfeitos para bares e lanchonetes.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:
Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing
Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora
Fonte: aberturasimples.com.br
Por Andréa Oliveira
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail: