Dicas importantes para abrir uma franquia

Dicas importantes para abrir uma franquia. Em comparação a outras modalidades de negócio, as franquias são um investimento seguro e rentável.

Em comparação a outras modalidades de negócio, as franquias são um investimento seguro, que podem se solidificar e obter sucesso com maior rapidez no mercado

Dicas importantes para abrir uma franquia Antes de abrir uma franquia, faça uma minuciosa análise dos concorrentes que atuam no setor.

Se você pretende abrir uma franquia, primeiramente tem de pensar muito bem e avaliar se possui perfil para empreender nesse tipo de negócio, além de ter habilidades voltadas ao comércio. Mesmo sendo um negócio promissor e em constante crescimento no país, as franquias podem não dar certo quando o empreendedor não faz ideia do que é investir em uma franchising.

Segundo Carlos Ruben Pinto, professor especialista do Curso CPT Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, o sucesso da franchising, como forma de expansão dos negócios de uma empresa, está diretamente relacionado ao total conhecimento deste sistema e das etapas a serem cumpridas pelo franqueado.

Ainda que o Brasil esteja passando por sérios problemas econômicos, de acordo com informações recentes da ABF - Associação Brasileira de Franchising, o setor de franchising obteve aumento de 8,3% no ano passado e alcançou a receita total de R$ 139,593 bilhões, com geração de 1.189.785 empregos, em mais de 3 mil marcas em execução no país.

Em comparação a outras modalidades de negócio, as franquias são um investimento seguro, que podem se solidificar e obter sucesso com maior rapidez no mercado - de dez franquias em operação, apenas 1,5 não sobrevivem. Por outro lado, as empresas convencionais não possuem um futuro muito promissor quanto à sua permanência no mercado - de dez empresas, oito fecham suas portas em menos de um ano.

Além disso, a maioria das franquias requerem baixo investimento, com rápido retorno. Por todos esses motivos, muitos brasileiros resgatam seu FGTS ou usam suas reservas financeiras para investir no sistema de franchising - em 2015, mais de 130 marcas dos mais diversos setores entraram no mercado com promessa de vitória.

Entretanto, para que o franqueado seja bem-sucedido em sua franquia, ele deve escolher algo que goste de fazer e saiba fazer. Ou seja, a afinidade do empresário ao tipo de negócio escolhido determinará o sucesso ou o fracasso do investimento. Portanto, é preciso muita cautela ao escolher a franqueadora ideal.

Da mesma forma, o franqueado deve optar por franqueadoras, há mais de cinco anos no mercado, com mais de 30 unidades em operação, salvo exceções. Na maioria das vezes, negócios já solidificados e com comprovação dos melhores resultados geram maior segurança e confiabilidade ao franqueado.

Como já esclarecido, a escolha do segmento deve ser feita com cuidado pelo futuro franqueado. Por isso, visitas a outros franqueados podem ajudar bastante nessa etapa. Não se esqueça também de fazer um bom estudo de mercado, assim como uma minuciosa análise dos concorrentes que atuam no setor.

Outra dica de suma importância é quanto à análise do contrato antes de assiná-lo. Como praxe, as franqueadoras fornecem ao franqueado a COF - Circular de Oferta de Franquia (dez dias antes). Trata-se de um documento específico, com informações comerciais, financeiras e jurídicas da franqueadora, para investidores que pretendem operar uma franquia da rede.

Do mesmo modo, recomenda-se a assistência de um advogado especializado no sistema de franchising. A ele cabe a tarefa de esclarecer previamente todas as dúvidas e questões jurídicas, tendo em vista o equilíbrio da relação entre as partes (contratante e contratado).

Fonte: Administradores.

Andréa Oliveira 17-05-2016 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.