Como tornar sua empresa uma franquia de sucesso

Quando uma pequena empresa se destaca no mercado e conquista clientes, ela tem grande potencial para se tornar uma franquia de sucesso

Como tornar sua empresa uma franquia de sucesso Para sua empresa virar uma franquia de sucesso, são necessários comprometimento e competência.

"Dados do SEBRAE mostram que 80% das empresas independentes fecham em cinco anos, contra somente 8% das empresas franqueadas. Estes índices têm aumentado o número de interessados pelas franquias. Portanto, tornar seu negócio uma franquia é uma excelente oportunidade de negócio", afirma Carlos Ruben Pinto, professor do Curso a Distância CPT Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Normalmente, quando uma pequena empresa se destaca no mercado e conquista clientes, ela tem grande potencial para se transformar em uma franquia bem-conceituada no mercado. Este é um meio para que os negócios cresçam ainda mais, assim como o faturamento do empreendedor. Entretanto, é de fundamental importância estudar todos os aspectos que envolvem um sistema de franchising - como operação, registro, contrato, estrutura e equipe.

Para isso, é importante contratar uma boa assessoria jurídica, que o ajude na elaboração dos contratos, assim como na confecção da Circular de Oferta de Franquia, na estruturação da equipe e na determinação nos canais de divulgação da marca.

Vejamos outras dicas de como tornar sua empresa uma franquia de sucesso:

Converse com franqueadores

Antes de iniciar o processo de transição, converse com franqueadores - preferencialmente os que estão no mercado há mais tempo. Dessa forma, você poderá coletar dados importantes em relação ao funcionamento dos negócios. Outra dica bastante útil é participar de feiras, congressos, palestras - enfim, todo tipo de evento que envolve franquia. Certamente, você ganhará mais segurança para investir nesse sonho.

Procure bons e fiéis sócios

Para facilitar a sua jornada e acelerar o processo de transformação de sua empresa em franquia, procure bons e fiéis sócios. Muitas vezes, o investimento inicial é alto, o que requer um bom montante para dar início aos negócios. Entretanto, lembre-se de que, ao fechar parcerias, estas também terão uma porcentagem da empresa - inclusive dos lucros. Portanto, escolha muito bem o(s) seu(s) sócio(s) para não se arrepender posteriormente.

Avalie o potencial da sua marca

Sua empresa já está no mercado, mas ainda não se tornou franqueadora. Sua marca já foi divulgada e obteve bons resultados, o que fez com que sua pequena empresa crescesse e se destacasse das demais. Isso quer dizer que sua marca tem potencial no mercado e será muito bem aceita no sistema de franchising. Portanto, há viabilidade na transformação de sua empresa em uma franquia de sucesso.

Escolha franqueados competentes e comprometidos

O comprometimento e a competência dos franqueados tornarão possível o sucesso de sua franquia. Por isso, tenha muita cautela durante o processo de seleção de candidatos. Busque alguém que acredite na sua marca e vista a camisa da empresa. Prefira pessoas experientes nos negócios, que não apenas tenham capital para fechar a negociação com sua franqueadora. Dessa forma, ambos poderão crescer juntos e se tornar franqueador e franqueado bem-sucedidos.

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 26-01-2017 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.