Como montar um e-commerce campeão do zero

No e-commerce, a transação comercial entre empresa e cliente ocorre com o auxílio de plataformas on-line

Como montar um e-commerce campeão do zero

No e-commerce (comércio eletrônico), a transação comercial entre empresa e cliente ocorre com o auxílio de plataformas on-line: aplicativos em smartphones, sites, ou redes sociais. As operações digitais realizadas no e-commerce facilitam o processo de venda e compra desde a escolha dos produtos até o pagamento. Entretanto, o empreendedor deve investir essencialmente em logística para evitar atrasos e erros na entrega.

Site


Para desenvolver o site, uma das plataformas gratuitas mais utilizadas é o WordPress. Com ela, o site pode ganhar um visual atrativo, além de funcionalidade. Vale destacar que o site deve permitir fácil e rápida navegação do usuário, sem travamentos nem entraves. Outra dica importante é a organização do site em categorias e subcategorias, para que os clientes encontrem facilmente o que procuram e realizem a compra.

Servidor


Não há como fugir dos problemas técnicos até mesmo em tecnologias avançadas. Para evitar imprevistos desagradáveis, basta contratar bons servidores. Este é o melhor caminho para se prevenir do carregamento lento das páginas, ou mesmo queda da conexão por sobrecarga de acessos. Sendo assim, não pense duas vezes na hora de escolher o servidor do seu site de negócios on-line.

Cobrança


Outro aspecto relevante para montar um e-commerce campeão refere-se à segurança na cobrança. Afinal, os clientes adicionam dados pessoais importantes, como CPF, número do cartão de crédito, senha, entre outros. Nesse contexto, existem duas formas de pagamento seguras: por sistema direto (caixa no próprio site do e-commerce) e o sistema indireto (caixa terceirizado, como o PagSeguro).

Estoque


Para o estoque funcionar eficientemente, é preciso projetar a demanda dos produtos, para não faltarem nem se tornarem ociosos. Vale lembrar que estoque volumoso gera perdas, pois os produtos se entulham no galpão por não terem saída. Ao calcular quanto um ou outro produto vende, é possível organizar um estoque equilibrado, sem prejuízos. Quando há problemas no estoque, eles impactam na logística.

Frete


Embora mais caro, o frete dos correios é um dos mais utilizados por atender a todo território nacional. Entretanto, vale a pena negociar com boas transportadoras, como a Total Express, que contam com serviços mais baratos, sem deixarem de ser eficientes. Para economizar ainda mais, negocie de acordo com o número de despachos. Fretes mais baratos aumentam o grau de satisfação dos clientes.

Atendimento


Outro fator que satisfaz os clientes e promove a sua fidelização é o bom atendimento. Contar com SAC, por exemplo, é vital para receber reclamações e solucionar problemas, como atrasos na entrega de produtos, produtos com defeito, produtos extraviados, solicitação de troca ou reembolso, entre outros. Caso contrário, os clientes podem obter uma péssima experiência de compra on-line, que impacta negativamente nas vendas e no sucesso do e-commerce.

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Fonte: Rock Content - rockcontent.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 07-06-2020 Seu Negócio

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