Como manter os equipamentos industriais em bom funcionamento?

Garantindo o bom funcionamento e durabilidade dos equipamentos industriais


Em qualquer indústria, independentemente do seu porte, a manutenção dos equipamentos é obrigatória para garantir o bom funcionamento e a rentabilidade eficiente da empresa. Por isso, é fundamental ter um sistema de manutenção eficaz que ajude a aumentar a produção e os lucros, explica o Prof. Dr. Luiz Fernando Teixeira Albino, do Curso CPT Como Montar E Operar Um Pequeno Abatedouro De Frangos.


A manutenção das instalações e dos equipamentos em uma indústria tem objetivos principais:

Garantir que as instalações e os equipamentos funcionem continuamente bem, prolongando sua vida econômica útil.

Maximizar o tempo de operação dos equipamentos por meio de manutenção planejada e reparos rápidos de falhas.

Apoiar outros departamentos, especialmente a produção, para reduzir custos através de uma manutenção mais eficiente.

Fornecer à direção da empresa, informações sobre desempenho, eficiência e custos da manutenção, orientando investimentos futuros e melhorias no sistema produtivo.


Em relação aos custos, os principais objetivos da manutenção incluem:

• Reduzir ou manter constante o custo total da manutenção.

• Assegurar que o custo da manutenção seja uma proporção sustentável do faturamento da indústria.

• Minimizar o custo de manutenção por unidade produzida.


Nas indústrias de pequeno e médio porte, a manutenção geralmente está sob a responsabilidade da própria gerência, ligada diretamente à direção da empresa. A manutenção é dividida conforme o tipo de trabalho e a forma como os serviços são realizados.


Quanto ao tipo de trabalho, a manutenção é dividida da seguinte forma:


1. Manutenção mecânica: inclui conservação e reparos em máquinas e equipamentos mecânicos, hidráulicos, pneumáticos, de refrigeração, ar-condicionado, além dos sistemas específicos de geração de frio e vapor em abatedouros e frigoríficos. Envolve troca de peças, lubrificação, ajustes e revisões.


2. Manutenção elétrica: responsável pela manutenção da rede elétrica, iluminação, equipamentos eletroeletrônicos e sistemas de acionamento elétrico.


3. Manutenção civil: cuida da conservação das instalações prediais, como portas, janelas, telhados, pintura, pisos, pátios ajardinados, limpeza, portões, muros, calçadas, encanamentos de água e esgoto, e móveis através da carpintaria.


Quanto aos métodos de execução, a manutenção se divide em:

1. Manutenção corretiva: realizada para corrigir falhas e quebras imprevistas nos equipamentos e máquinas. Este processo é geralmente o mais caro e idealmente deve ter sua ocorrência reduzida ao mínimo possível.


2. Manutenção preventiva: planejada antecipadamente para evitar falhas durante a produção. Inclui revisões regulares, como lubrificação, troca de óleo, substituição de filtros e reparo ou substituição de componentes que possam comprometer o funcionamento adequado dos equipamentos. Atualmente, é o método mais comum adotado pelas empresas.


3. Manutenção preditiva: baseada na programação de paradas para substituição ou reparo de componentes cuja vida útil é previamente determinada. Requer um acompanhamento detalhado e prolongado da manutenção preventiva para criar uma planilha detalhada de substituições e reparos para cada máquina ou equipamento, utilizando dados de durabilidade dos componentes. Esse método ajuda a manter os custos de estoque baixos, permitindo planejar compras de peças nas épocas certas e com antecedência, minimizando os níveis de estoque.


Como manter os equipamentos industriais em bom funcionamento?

A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos da área de avicultura. O Curso CPT Como Montar E Operar Um Pequeno Abatedouro De Frangos, oferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado, desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça os Cursos na Área de Avicultura.

Por: Thiago de Faria
 

Thiago de Faria Ribeiro 03-07-2024 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.