Aprenda a fazer um bom e sólido networking

Aprenda a fazer um bom e sólido networking. Atualmente, não apenas as pessoas que buscam uma recolocação profissional fazem isso - os profissionais com emprego também o fazem.

Devido às condições alarmantes do mercado de trabalho do país, é de suma importância fazer um bom e sólido networking

Aprenda a fazer um bom e sólido networking No networking, é importante manter uma relação agradável, afetiva, construtiva e verdadeira com os contatos.

Dados recentes do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística demonstram que o índice de desemprego atingiu a mais alta porcentagem (10,9%) desde a Pnad - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2012. Esse quadro vem da economia crítica do Brasil e do mercado de trabalho estagnado. O fato é que 2016 não está nada bom para os profissionais, independentemente da área de atuação. Por tais motivos, é de suma importância fazer um bom e sólido networking.

Atualmente, não apenas as pessoas que buscam uma recolocação profissional fazem isso - os profissionais com emprego também o fazem, pois sentem-se inseguros e com futuro profissional incerto e inconsistente. Além da  capacitação profissional, é imprescindível fazer um networking constante e efetivo, por meio das redes sociais e outros recursos de grande valor.

Segundo a gerente de carreiras Maria Ester Pires da Cruz, "o networking não se restringe apenas a cartões de visita e a redes sociais. Ele sempre deve fazer parte da rotina profissional. Trata-se de uma prática necessária, mas bastante cansativa, que requer cuidados essenciais. Mas quais as melhores formas de se fazer um poderoso networking?

Saiba vender a sua imagem pessoal

Quando nos conectamos nas redes sociais, uma série de cuidados devem ser seguidos. Em especial, no se que refere à nossa imagem pessoal - ela deve passar credibilidade e segurança para ganhar força no campo profissional. Para isso, devemos mudar nosso comportamento e adotar uma postura íntegra e confiável.

Da mesma forma, devemos evitar opiniões extremistas, principalmente em relação à política e à religião. Mesmo que cultivemos um posicionamento forte diante de assuntos polêmicos, devemos nos manter imparciais e ter equilíbrio - caso contrário, poderemos afastar as pessoas (tanto na esfera pessoal como profissional).

Mantenha seus contatos bem estruturados

Para nunca perder uma conexão, salve os contatos no smartphone. Você poderá sincronizá-los e mantê-los na nuvem para posterior acesso - onde e quando quiser. Crie categorias conforme a área de atuação e as principais competências.

Dessa forma, será mais simples encontrar quem faz parte de sua rede de relacionamento profissional. Lembre-se de priorizar as pessoas que agregam valor à sua carreira e nunca deixe de manter contato. Torne a relação profissional sempre constante e produtiva.

Desenvolva uma relação construtiva e afetiva

Jamais procure os contatos apenas nos momentos de dificuldade. Mantenha com eles uma relação agradável, afetiva, construtiva e verdadeira. Isso é de suma importância para a sua carreira, pois fortalece e amplia o seu networking. Crie com as pessoas um vínculo sólido e compartilhe suas experiências e conhecimentos. Do mesmo modo, participe de feiras, simpósios, palestras, workshops, cursos e todos os eventos da sua área de interesse. Mas não se esqueça de levar seus cartões de visita!

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 09-06-2016 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.