5 dicas para montar um consultório odontológico

As 5 dicas para montar um consultório odontológico ajudarão você a tomar decisões importantes e vitais para que seu negócio prospere.

Algumas dicas para montar um consultório odontológico ajudarão você a tomar decisões importantes e vitais para que seu negócio prospere

5 dicas para montar um consultório odontológico Antes de montar um consultório odontológico, o primeiro passo é conhecer bem o mercado no qual irá atuar.

Antes de montar um consultório odontológico, o primeiro passo é conhecer bem o mercado no qual irá atuar. Daí a necessidade de uma pesquisa de mercado bem detalhada e minuciosa para coletar dados que ajudarão você a tomar decisões importantes e vitais para que seu negócio prospere. Da mesma forma, é fundamental fazer um plano de negócios bem estruturado para avaliar a viabilidade do empreendimento em sua região.

1. O sucesso de seu consultório dependerá das estratégias desenvolvidas

"A montagem do seu consultório odontológico, além de estar em sintonia com a nova tendência de trabalho, passa a representar uma ótima opção. Isso porque o seu consultório dependerá quase que exclusivamente de você, da sua iniciativa, das estratégias que pretende desenvolver para enfrentar a concorrência", afirma a professora Carolina Wolff Schwambach Gomide, do Curso CPT Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico.

2. Especialização é um diferencial, mas avalie previamente o público-alvo de sua região

A especialização profissional sempre será um diferencial, mas avalie previamente o público-alvo de sua região para definir quais as melhores opções. Lembre-se de considerar as características dos habitantes da região onde deseja dar início a seu empreendimento. Com base nessa avaliação, você poderá se especializar em até 2 áreas.

3. Você poderá se especializar em até duas áreas das 19 já existentes

Segundo o Conselho Federal de Odontologia, o profissional cirurgião-dentista poderá se especializar em até duas áreas das 19 já existentes. Uma das estratégias mais eficazes para que seu consultório se torne um diferencial no mercado é a especialização profissional. Ela contará bastante no momento de escolher os equipamentos e instrumentais de seu consultório.

4. Principais áreas de especialização profissional

Você poderá se especializar em: Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial; Dentística restauradora; Disfunção temporomandibular e dor orofacial; Endodontia; Estomatologia; Implantodontia; Odontologia legal; Odontologia do trabalho; Odontologia para pacientes com necessidades especiais; Odontogeriatria; Odontopediatria; Ortodontia; Ortopedia funcional dos maxilares; Patologia bucal; Periodontia; Prótese bucomaxilofacial; Prótese dental; Radiografia/imagenologia dentomaxilofacial; e Saúde coletiva.

5. Um contador de sua confiança poderá ajudá-lo na legalização do consultório

Para legalizar o seu negócio, você deverá se dirigir à prefeitura e pagar uma taxa para registro como profissional autônomo. Também será necessária a sua inscrição em uma empresa que coleta resíduos, bem como laudo radiométrico (se houver aparelho de raios-x em seu consultório). Da mesma forma, você deverá providenciar o Alvará de Funcionamento da Vigilância Sanitária Municipal e o Alvará de Funcionamento emitido pelo Corpo de Bombeiros.

Caso queira a ajuda de um profissional para providenciar todos os documentos para a legalização do consultório, consulte um contador de sua confiança.

Não perca tempo! Alcance o sucesso com as 5 dicas para montar um consultório odontológico.

Fontes: Odontoblogia e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 22-07-2015 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.