Além de vender rações, brinquedos para pet e medicamentos veterinários, o pet shop pode contar com um médico veterinário responsável por consultar os animais de estimação. Somos o segundo maior mercado pet do mundo, com crescimento de 23% anual. Além disso, o mercado pet não é sazonal, pois os tutores compram continuamente rações de qualidade para seus pets e os levam para consultas de rotina ou urgentes.
Plano de negócios
Antes de montar um pet shop, é essencial fazer um bom plano de negócios para avaliar a viabilidade da empresa e nortear o empreendedor desde a abertura até a consolidação no mercado. O documento deve detalhar inúmeros aspectos, como o local de instalação do pet shop e as suas principais características, além do investimento, dos equipamentos, do capital de giro, dos funcionários, entre outros.
Além de traçar todos os aspectos concernentes à administração da empresa, o plano de negócios prevê dificuldades e reduz os riscos do negócio.
Localização
O pet shop deve se localizar onde há maior fluxo de pessoas. Afinal, os tutores dos pets buscarão não apenas serviços de clínica veterinária ou banho e tosa, como também uma diversidade enorme de produtos, como rações, brinquedos para pet e suplementos para animais, que devem ser expostos em vitrines.
Estrutura, equipamentos
Em relação à estrutura do pet shop, ele deve possuir piso impermeável; sala para banho e tosa; sala para atendimento clínico; alojamento para os animais; área para animais à venda/doação. Nesse último caso, é essencial seguir a nova resolução 1069/2014 e não deixar os pets presos em gaiolas nem expostos a situações estressantes.
Quanto aos equipamentos do pet shop, serão necessários: banheira pequena, esguicho de água, mesa para pentear/secar, soprador, máquina de tosa profissional, secador, lâminas para a máquina de tosa, balcões, entre outros.
Legislação
Se o pet shop oferecer atendimento em clínica veterinária, é essencial contratar um médico veterinário e fazer o registro do petshop no CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária. Caso contrário, não há necessidade de contratação nem de registro do petshop no Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Além disso, é importante cadastrar o pet shop:
-> No IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (venda de animais silvestres);
-> No MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (obter autorização de funcionamento);
-> Nos órgãos municipais e estaduais de Vigilância Sanitária (obter licença sanitária);
-> Nos órgãos municipais ou estaduais de Meio Ambiente (obter licença ambiental);
-> No Corpo de Bombeiros Militar (vistoria para autorização de funcionamento);
-> Na Caixa Econômica Federal (sistema de conectividade social – INSS/FGTS);
-> Na Secretaria da Receita Federal (obter CNPJ);
-> Na Secretaria Estadual de Fazenda;
-> Na Entidade Sindical Patronal.
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Como Montar um Pet Shop com Banho, Tosa e Atendimento
Como Montar uma Loja de Aquários
Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias
Fonte: novonegocio.com.br
Por Andréa Oliveira
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