Invista no mercado para idosos ativos e independentes

O empreendedor que enxergar os idosos como público-alvo com potencial de consumo certamente será bem-sucedido.

O empreendedor que enxergar os idosos como público-alvo com potencial de consumo certamente será bem-sucedido

Invista no mercado para idosos ativos e independentes Os idosos querem tecnologia e gostam da internet para acessar conteúdos e ter entretenimento.

Nos dias de hoje, os idosos não querem ficar parados em casa esperando a morosidade do tempo. Eles querem permanecer ativos e aproveitar as mudanças do mundo moderno. Querem curtir a vida e aproveitá-la da melhor forma possível. Não querem o assistencialismo paternalista. Pelo contrário, querem respeito e inclusão social. Na verdade, a expectativa de vida das pessoas aumentou e o empreendedor que enxergar os idosos como público-alvo com potencial de consumo certamente será bem-sucedido.

O mercado para pessoas idosas vai muito além de fraldas geriátricas, bengalas e agências de cuidadores. O empresário que pensar somente nessas possibilidades está com a visão limitada em relação ao envelhecimento. Atualmente há um nicho de grande relevância para a economia - o dos idosos autônomos. São pessoas que envelheceram, mas são ativas e independentes ainda que em casa. Por isso, elas buscam produtos e serviços com diferencial e qualidade.

Tendo em vista essa nova exigência do mercado, algumas empresas passaram a oferecer serviços a idosos com esse perfil ("aging in place"). Os serviços podem ser cobrados por pacote ou individualmente (valor entre R$413 e R$599). Um deles é o "sênior 360°", que oferece ao idoso um terapeuta ocupacional para tornar a residência onde vive mais segura. Após analisar a disposição dos móveis no local, o especialista determina o que deve ou não ser mudado para evitar quedas do idoso, por exemplo.

Além deste, os familiares (ou o próprio idoso) podem contratar o serviço "braço amigo".  Este disponibiliza ao idoso um profissional, que pode desempenhar inúmeras atividades em sua companhia - como caminhar, fazer compras, jogar cartas ou assistir a filmes. Ou ainda o "sênior limp", que oferece profissionais para ajudar na limpeza - além de serviços de eletricista e tapeçaria.

Outro serviço bastante procurado por idosos - que moram sozinhos, ou seus familiares ficam o dia fora, são as aulas de informática. Hoje o idoso precisa acessar a internet para interagir com os amigos nas redes sociais, para aprender cursos, para saber das notícias, para ver receitas, para se conectar com as mais diversas possibilidades que o mundo virtual pode lhe oferecer. Esta é uma inclusão social de suma importância para quem passa o dia sozinho.

É preciso que o empresário entenda que os idosos estão antenados, querem tecnologia e gostam da internet para acessar conteúdos. Por isso, é de fundamental importância oferecer serviços inovadores para que eles estejam sempre ativos. Afinal o idoso de hoje é totalmente diferente do idoso de 10 anos atrás, assim como será do idoso do futuro. Pense nisso!

Fonte: PEGN.

Confira os Cursos a Distância da Área Treinamento Profissional.

Andréa Oliveira 30-11-2016 Manutenção e Serviços

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.