Ideias incríveis de decoração para curtir o Carnaval de forma sustentável

O confete ecológico é biodegradável e, portanto, não agride o meio ambiente

Ideias incríveis de decoração para curtir o Carnaval de forma sustentável

Nesse ano, no Brasil, o mês de março inaugura com uma das festas mais famosas do mundo: o Carnaval. São três dias de samba e folia, de Norte a Sul do país, momento em que brasileiros e estrangeiros se enfeitam com as mais criativas e divertidas fantasias. Infelizmente, em meio às festividades carnavalescas, toneladas de confetes e serpentinas invadem as ruas e poluem o meio ambiente.

Entretanto, é possível curtir o Carnaval de forma sustentável. Algumas ideias incríveis de decoração, como confete ecológico e glitter comestível, são elaboradas com elementos naturais, que não causam impactos negativos na natureza.

Como fazer confete ecológico


Vitor Hugo Sampaio, engenheiro ambiental, sugere o uso de confetes feitos com folhas de plantas. O confete ecológico é biodegradável e, portanto, não agride o meio ambiente. Este é um meio sustentável de aproveitar as folhagens caídas no chão de forma simples e prática. Entretanto, as folhas devem ser largas para o máximo rendimento dos confetes.

Com o auxílio de um perfurador de papel, rapidamente surgem os confetes de folhas de plantas. Mas cuidado! Algumas plantas, como urtiga, nim indiano, pinhão roxo, espada-de-são-jorge e comigo-ninguém-pode, não são recomendadas, pois podem causar alergia devido ao elevado grau de toxinas.

Também é importante verificar se as folhas apresentam fungos. Antes de confeccionar os confetes ecológicos, é preciso higienizar as folhas verdes com sabão neutro e água. Em seguida, basta colocá-las ao sol para secagem natural. Podem ser utilizadas folhas de castanholeira, cajueiro e mangueira, pois são resistentes e não causam reações alérgicas nas pessoas.

Como fazer glitter comestível


O glitter industrializado é altamente poluente, pois é produzido com folículos de alumínio e microplásticos. Sendo assim, para não causar danos à natureza, uma sugestão ambientalmente correta é o glitter comestível. Ele pode ser facilmente preparado em casa com gelatina e corante natural caseiro.

Ingredientes:

->2 colheres (sopa) de gelatina em pó incolor sem sabor;
->6 colheres (sopa) de água potável gelada;
->Gotinhas de corante natural caseiro (comestível).

Preparo:

Coloque a gelatina em pó em uma vasilha de vidro. Borrife com água gelada sem misturar. Leve ao micro-ondas por 30 segundos. Pare a cada 10 segundos para misturar. Adicione o corante caseiro da cor preferida. Em uma superfície lisa, pincele com a gelatina colorida. Aguarde por 6 horas (ou mais) até a secagem completa da folha.

Em seguida, corte-a em pedaços pequenos. Bata os pedacinhos, no liquidificador, por alguns minutos. Se preferir, passe por uma peneira. Está pronto o seu glitter comestível.

Dicas de corante caseiro


Framboesa = corante vermelho
Manga = corante amarelo
Amora = corante roxo

Bata as frutas no liquidificador e coe.

Cenoura = corante laranja
Espinafre = corante verde
Repolho roxo + bicarbonato = corante azul

Bata a cenoura no liquidificador e coe. Faça o mesmo com o espinafre. O repolho roxo (com água) deve ser levado ao fogo médio, por 10 minutos, até formar um caldo roxo concentrado. Coe e adicione uma pitada de bicarbonato de sódio. Misture bem até ganhar a cor azul.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Meio Ambiente.

Leia o artigo "Dicas para fazer cosméticos naturais sem sair de casa".

Fonte: revistagloborural.globo.com

Andréa Oliveira 25-02-2019 Manutenção e Serviços

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.