O mercado da moda plus size está em alta, mas é preciso investir em roupas que deem um upgrade no visual das clientes.
No Brasil, roupas em tamanho plus size começaram a surgir no mercado há poucos anos. Quem está acima do peso ainda luta para encontrar roupas confortáveis, bonitas, descoladas, com design moderno - que vistam bem e deem um "upgrade" no visual. Erroneamente, algumas lojas insistem em roupas para pessoas magras e oferecem aos clientes, no máximo, peças até o manequim 40. Por outro lado, há empresários que acreditam no potencial da moda plus size e investem em peças exclusivas, próprias para esse público.
O índice de pessoas com sobrepeso tem aumentado ano após ano em todo mundo. Em nosso país, 42,7% dos brasileiros apresenta sobrepeso - 52,6% (homens) e 44,7% (mulheres). Já em âmbito mundial, mais de 253 milhões de pessoas são obesas - número bastante significativo e preocupante. Embora a obesidade seja um sério problema, essas pessoas precisam encontrar meios de se vestir bem e com conforto. Portanto, investir na moda plus size é uma excelente oportunidade de negócio.
Mas para obter sucesso no mercado, é imprescindível seguir a tríade do plus size: qualidade, moda e conforto. Além disso, homens e mulheres - com manequim entre 46 e 64, sentem-se frustrados quando não encontram seus números nas lojas. Como não são atendidos, muitos procuram roupas no exterior - no comércio online. Isso vale para todo tipo de peça - desde lingeries, moda praia, roupas para festas até um vestuário mais convencional.
O empreendedor que atende às necessidades desses clientes certamente obtém destaque dentre os demais e, em pouco tempo, alavanca seus negócios e ganha dinheiro com modelos de roupas com manequins maiores. Mas como todo negócio, deve haver preparo e planejamento. Por isso, antes de montar uma loja plus size, deve ser elaborado um bom plano de negócios para avaliar a viabilidade do empreendimento na região.
Por falar em região, de acordo com novos dados divulgados pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a maior ocorrência de pessoas acima do peso concentra-se no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Ou seja, estas são as regiões mais propícias para se investir em moda plus size - salvo algumas variações entre uma cidade e outra.
Uma boa ideia é segmentar as peças em várias categorias - como moda plus size (juvenil - entre 11 e 18 anos), moda plus size (idosos - acima de 60 anos), moda plus size infantil (crianças - entre 1 e 10 anos), moda plus size praia/lingerie e moda plus size para o público masculino. Nesse caso, investir em sungas, bermudas e ternos - para homens acima do peso, pode ser uma boa opção para aumentar a rentabilidade dos negócios.
Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas, disponível nos formatos no setor de confecção de roupas - em especial da moda plus size, é preciso conhecimento específico e detalhado, para que o empreendedor ganhe maior competitividade e alcance sucesso nesse mercado promissor - mas exigente.
Conheça os Cursos a distância CPT da Área Confecção de Roupas.
Fonte: Novo Negócio.
//