Fábrica de sabão em pó: mercado, clientes e estrutura

Fábrica de sabão em pó: mercado, clientes e estrutura. Atualmente, apenas no Brasil, o consumo per capita de sabão em pó chega a 3,65 kg por ano.

 

Fábrica de sabão em pó: mercado, clientes e estrutura O mercado nacional apresenta grande demanda por sabão em pó de qualidade


Se você perguntar se sabão em pó dá dinheiro, a resposta é muito simples: claro que sim. Basta olhar a marca mais famosa, que domina o mercado desde 1957. Há mais de seis décadas, a Omo é líder no mercado, com clientes fiéis em todo o território nacional. O segredo do sucesso da marca foi o seu diferencial, que "superou as expectativas dos clientes garantindo a eles uma experiência de consumo única", afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT em Fidelização de Clientes Livro+DVD e Online.

Como está o mercado?

Para se destacar nesse nicho de mercado, a fábrica de sabão em pó deve seguir o exemplo de sucesso da Omo. O mercado nacional apresenta grande demanda por sabão em pó, o que aumenta a viabilidade do negócio. Atualmente, apenas no Brasil, o consumo per capita de sabão em pó chega a 3,65 kg por ano. Em toda a América Latina, a média de consumo per capita de sabão em pó não ultrapassa 4,26 kg por ano.

Com faturamento anual de R$ 1,5 bilhão, o mercado nacional de sabão em pó mostra-se bastante promissor. Uma estratégia usada por fábricas de porte maior é atuar no varejo, em uma abordagem ao cliente mais direta. Com isso, a marca torna-se fortalecida em menor tempo. Outra tática é atuar nas grandes redes de supermercados. Entretanto, é preciso oferecer preços melhores para concorrer com as marcas mais tradicionais.

Quais os principais clientes?

Para atrair mais clientes, o produto deve ser bom e com preço mais acessível. Além disso, é importante focar no perfil do cliente que comprará a sua marca de sabão em pó. Isso requer um bom estudo de mercado para coletar informações sobre hábitos, faixa etária, classe social, poder aquisitivo, entre outros fatores determinantes para a viabilidade do seu produto no mercado.

"Uma das vantagens de se fabricar sabão em pó é a abrangência do produto no mercado. Trata-se de um item popular e essencial no dia a dia das pessoas", afirma Eliana Aparecida Rodella, professora do Curso a Distância CPT Fabricação de Produtos de Limpeza em Livro+DVD e Online. Além de fechar parcerias com atacadistas de produtos de limpeza, mercearias e supermercados, sua fábrica de sabão em pó pode vender diretamente a empresas públicas e privadas, ou ainda, a instituições de ensino públicas e privadas.

Como deve ser a estrutura?

A área de 100 m² já é suficiente para a implantação da fábrica de sabão em pó. Entretanto, para maior fluidez operacional, é indispensável organizar a fábrica em setores: administrativo, almoxarifado e linha de produção. Em relação ao maquinário, serão necessários agitadores, tanques misturadores de aço inox, fogão industrial, máquina de secar, além de moinho, balanças, medidores de pH, provetas, béqueres, funis e embalagens. Sem falar do mobiliário de escritório, computador, impressora e outros.

Fonte: novonegocio.com.br

Andréa Oliveira 12-06-2018 Manutenção e Serviços

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.