Empresa de dedetização: dicas para montar o negócio

Há três segmentos de atuação da empresa de dedetização ou dedetizadora: controle integrado de pragas, desratização e desinsetização

Empresa de dedetização: dicas para montar o negócio

A demanda por serviços de dedetização é grande, pois as pessoas continuamente têm problemas com pragas domésticas, como ratos e baratas. A empresa de dedetização pode oferecer serviços, mensalmente, por meio de contrato anual. Nesse caso, os clientes são restaurantes, hospitais, escolas, edifícios e hotéis. Outra possibilidade é atender nas residências dos clientes. Em todos os casos, o mercado é bastante favorável, movimentando bilhões de reais em todo o país.

Investimento


Para montar uma empresa de dedetização, o investimento inicial é relativamente baixo. Embora os equipamentos devam ser de qualidade, eles são poucos e não requerem grande espaço para serem acondicionados. Normalmente, o valor a ser investido no início chega a R$ 5 mil, mas dependendo do porte da dedetizadora e do número de funcionários contratados pode aumentar para R$ 10 mil (ou mais).

Outro aspecto de suma importância é em relação ao capital de giro para a manutenção da empresa. Em geral, são necessários R$ 3 mil para comprar veneno e produtos. Nesse caso, não consideramos a remuneração mensal dos funcionários que, inclusive, podem ser terceirizados. Esta é uma estratégia da empresa para reduzir os gastos com encargos trabalhistas e contratação de mão de obra.

Faturamento


Clientes de residências usam muito pouco os serviços de dedetização. Geralmente, para dedetizar uma casa são necessárias 2 a 3 horas, se considerarmos 80 m² de área. O preço a ser cobrado do cliente depende da qualidade do veneno utilizado, do tipo de praga a ser combatida e do grau de dificuldade para a execução do serviço. O preço pelo serviço pode chegar a R$ 400 (ou mais), conforme a região.

Já clientes, como hospitais e hotéis, requerem serviços contínuos da dedetizadora e em horários específicos. Em geral, o valor do contrato anual pode alcançar R$ 25 mil, ou seja, uma média de R$ 2.500 mensais. Já o faturamento líquido da empresa de dedetização pode chegar a R$ 18 mil. Quando a empresa estiver consolidada no mercado e com uma carta de clientes extensa, esse valor pode aumentar.

Segmento


Há três segmentos de atuação da empresa de dedetização ou dedetizadora: controle integrado de pragas, desratização e desinsetização. Algumas empresas oferecem os três tipos de serviços para ampliar o raio de atuação e aumentar a carta de clientes, assim como o faturamento mensal. Entretanto, o investimento é maior, com equipamentos, produtos e profissionais capacitados.

CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS


Para realizar o controle integrado de pragas, a empresa dedetizadora utiliza pesticidas apropriados ao tipo de praga a ser exterminada. Assim, os venenos são utilizados de forma racional, não impactando negativamente no meio ambiente. Isso porque são adotadas práticas que não causam desequilíbrio natural nem oferecem riscos à saúde humana.

DESRATIZAÇÃO


Na desratização, a dedetizadora utiliza técnicas específicas para eliminação de ratos, ratazanas e camundongos. Por meio delas, o exterminador de pragas pode utilizar iscas de blocos extrusados para dar fim aos roedores. Outros tipos de venenos e produtos também apresentam excelentes resultados, contanto que sejam bem aplicados.

DESINSETIZAÇÃO


Na desinsetização, uma grande variedade de espécies pode ser exterminada, incluindo escorpiões. Entretanto, ela deve ser realizada com muito cuidado e prudência, pois insetos que realizam controle natural de pragas também podem ser eliminados. Por isso, os profissionais devem ser bem treinados.

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Leia o artigo "Empresa de dedetização - negócio em ascensão".

Fonte: novonegocio.com.br

Andréa Oliveira 09-01-2019 Manutenção e Serviços

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