Dicas para sua agência de ecoturismo

Na agência de ecoturismo você pode trabalhar de diversas formas, aproveite nossas dicas!

Dicas para sua agência de ecoturismo    Artigo CPT


O conjuntos de serviços, valor e passeios que uma agência de ecoturismo oferece é o diferencial
, para o cliente quanto mais opções de passeios melhor! O professor Werter Valentim, elaborou ótimas dicas para você aplicar e fazer sucesso na sua agência!


De forma prática e concisa, produtos turísticos ou programas (pacotes) são o resultado de um conjunto de atividades e serviços, apoiados por equipamentos e infra- estruturas, combinados para se apreciar ou desfrutar atrativos, quer sejam eles baseados em recursos culturais, ambientais (flora e fauna) ou cênicos (geográficos).


Tecnicamente, podemos entender que o processo de desenvolvimento de produtos ecoturísticos, se traduz numa “fórmula” prática e de fácil entendimento: PRODUTO = ATRATIVO + INFRA- ESTRUTURA + EQUIPAMENTOS + ATIVIDADES + SERVIÇOS.


Na prática, as tendências de desequilíbrio ocorrem tanto na fase de desenvolvimento do produto ecoturístico como na operação ecoturística. Empresários, agentes e operadores, tendem a desenvolver e operar seus produtos ecoturísticos com vistas voltadas para os fatores resultados econômicos e satisfação do ecoturista (cliente).


Organizações governamentais ou não-governamentais, com interesses voltados para questões ambientais, tenderão a desequilibrar no sentido de minimizar impactos ambientais. E, organizações com foco em aspectos culturais, tenderão a dar maior importância à satisfação da comunidade (visitada) e a trabalhar visando minimizar impactos (negativos) culturais.


É comum encontrarmos médias e grandes empresas e organizações, cujos objetivos nada se relacionam com turismo, desenvolve operações ecoturísticas por estarem “na moda”, querendo parecer “ambientalmente corretas”, para atender ou responder a pressões sócio-ambientais. Em geral, seus interesses voltam-se para resultados institucionais, buscando visibilidade, relegando inclusive resultados econômicos.


A sustentabilidade financeira e ambiental de um empreendimento deste porte está intimamente ligada ao conhecimento prático que o empresário tem em sua relação com o meio ambiente em seu entorno, necessitando um diagnóstico amplo das condicionantes que interagem com as questões sociais. Assim, os benefícios gerados serão traduzidos em qualidade de vida para todos.



Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 16-05-2022 Manutenção e Serviços

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