Atualmente, montar loja de materiais de construção é uma oportunidade de negócio rentável de promissor
Atualmente, montar loja de materiais de construção é uma oportunidade de negócio rentável de promissor. Nos últimos anos, as lojas do setor de construção civil têm faturado bilhões independentemente da crise econômica. Embora o investimento inicial seja relativamente alto, as chances de sucesso são enormes, contanto que o empreendedor saiba realizar um bom planejamento para avaliar a viabilidade da empresa no mercado. "Além disso, é fundamental saber administrar a pequena empresa para o empreendimento ser lucrativo", afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Pequenas Empresas da Área Gestão Empresarial.
Siga as dicas e alcance o sucesso!
Automação do estoque
"O estoque representa um dos ativos mais importantes do capital circulante e da posição financeira de uma empresa. Sendo assim, a automação é de grande utilidade para a boa gestão de estoque, à medida que fornece um referencial de valores a serem mantidos estocados, o que evita o excesso ou a escassez e, automaticamente, proporciona condições para que a empresa atinja o Ponto Ótimo de Estocagem", afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado da Área Gestão Empresarial.
Organização do layout da loja
Como a loja de materiais de construção apresenta uma infinidade de produtos, é preciso organizar muito bem o layout interno da loja. Em seu interior, os itens devem estar dispostos de modo que facilitem a consulta por parte dos clientes. Na verdade, tudo deve estar no seu devido lugar para garantir um bom fluxo dos funcionários e visitantes. Uma sugestão é dividir os produtos em categorias e áreas, para o rápido acesso de todos. Também é muito importante que os atendentes sempre estejam à disposição dos clientes para um atendimento mais personalizado.
Localização do empreendimento
Antes da implantação da loja de materiais de construção, é essencial escolher a melhor localização para que o seu novo empreendimento ganhe mais clientes e aumente as vendas. Isso garante a sustentabilidade dos negócios nos meses iniciais. Além disso, é muito importante que não haja lojas do mesmo ramo no seu raio de atuação comercial - caso contrário, a grande concorrência pode prejudicar a empresa. Se houver obras próximas ao local, ainda mais vantajoso será para a sua loja. Portanto, sempre esteja atento a tudo.
Apresentação dos produtos
Para chamar a atenção dos clientes, é imprescindível manter a boa apresentação dos produtos na loja. Gôndolas organizadas, limpas e bem iluminadas (assim como o ambiente interno) ajudam a tornar os itens visíveis aos olhos do consumidor. Da mesma forma, é recomendado deixar o preço de cada produto disponível aos clientes. Mas não é adequado colar etiquetas com preços nos produtos nem nas paredes. O ideal é colar os adesivos nas próprias gôndolas. Aproveitar a iluminação da rua também é uma excelente estratégia para uma melhor exposição dos materiais de construção.
Fonte: Revista PEGN.
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