Como montar um telemarketing lucrativo

Anualmente, o setor de telemarketing fatura bilhões de reais e emprega dezenas de profissionais capacitados em atendimento via call center

Como montar um telemarketing lucrativo

O telemarketing tornou-se um importante canal de relacionamento com o cliente desde sua popularização em 1988. “Por meio dele, os operadores de telemarketing oferecem produtos e serviços aos clientes, além de resolverem problemas concernentes a entrega de produtos, cobranças abusivas, mal atendimento, dentre tantos outros”, explica Ana Paula Rodrigues Andrade, professora do Curso CPT Como Montar e Gerenciar um Telemarketing.

Atualmente, o setor fatura bilhões de reais por ano e emprega milhares de profissionais capacitados em atendimento call center ou SAC. Sendo assim, montar um telemarketing pode ser uma oportunidade de negócio lucrativo e promissor. Entretanto, são necessários alguns cuidados quanto à formação da equipe, aos equipamentos necessários e, principalmente, à divulgação da empresa.

Qual a melhor localização?


Diferentemente das outras modalidades de negócio, o telemarketing não requer localização estratégica para alcançar altos faturamentos. Basta uma estrutura com 60 m² para dar início às atividades no call center. Até mesmo serviços de telemarketing de outros países são requisitados por empresas no Brasil, pois o local não importa. O que conta é a eficiência e a qualidade do atendimento dos operadores de marketing.

Por outro lado, call centers não devem ser implantados em regiões remotas, por um simples motivo: ausência de tecnologia, fator fundamental para que esses centros possam operar com quase 100% de sua capacidade. O local não precisa ser um centro comercial movimentado nem o melhor ponto comercial da cidade, mas deve viabilizar o acesso à tecnologia e dos funcionários, além de garantir a segurança do capital humano e do patrimônio.

Como montar a equipe?


A contratação dos profissionais a constituírem a equipe de telemarketing é fator-chave para o sucesso do call center. Empresas menores não requerem grande número de funcionários. No início dos negócios, o mais importante é a qualidade do time de telemarketing, ainda que seja pequeno. Cada teleoperador(a) terá papel fundamental para a satisfação e fidelização dos clientes. Sendo assim, o processo de seleção de candidatos deve ser criterioso e realizado preferencialmente por profissionais de RH e/ou psicólogos.

Quais os equipamentos necessários?


Além da área operacional de telemarketing, a estrutura deve contar com uma sala de atendimento a clientes, parceiros e fornecedores, bem como escritório e banheiros masculino e feminino. Quanto aos equipamentos, devem ser providenciados: softwares para call centers, serviços de PABX virtual, aparelhos telefônicos e headsets, gravadores de chamadas e storages, fones de ouvido com microfones, computadores, impressoras, TVs, armários, mesas e cadeiras.

Como fazer a divulgação?


Uma boa estratégia de marketing impulsiona todo negócio e não é diferente com o telemarketing. Pelo contrário, este tipo de empresa tem afinidade com divulgação de produtos e serviços. Sendo assim, será mais simples garantir maior visibilidade do call center no mercado. As redes sociais continuam líderes no ranking como os melhores canais de divulgação de negócios. Portanto, é preciso focar toda a atenção nesses recursos, principalmente por sua eficiência, praticidade e economia.

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Fonte: aberturasimples.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 11-10-2019 Manutenção e Serviços

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