Acabou de se capacitar como marceneiro? Monte agora a sua marcenaria!

A estrutura da marcenaria deve garantir a otimização dos processos e a fluidez operacional para que a produção não seja interrompida inesperadamente

Acabou de se capacitar como marceneiro? Monte agora a sua marcenaria!

Segundo José Reinaldo Moreira da Silva, professor do Curso CPT Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Móveis, o mercado de trabalho para marceneiro é abrangente e promissor. Independentemente do local da marcenaria, as chances de sucesso são grandes, até mesmo na garagem de casa. Basta adaptar a estrutura, inclusive para reduzir a emissão de ruídos, para começar as atividades a pleno vapor. Além disso, as fábricas de móveis e artigos decorativos têm contratado marceneiros a todo momento, pois a demanda é alta.

Capacitação profissional


Quem pretende trabalhar como marceneiro deve apresentar capacitação profissional de qualidade. Além das habilidades manuais para manejar a madeira, o marceneiro deve ser criativo e cuidadoso ao usar as ferramentas, as máquinas e os instrumentos de marcenaria. Dessa forma, os projetos serão executados de tal forma que os móveis e artigos de decoração serão conhecidos e reconhecidos no mercado.

A qualificação profissional aprimora as técnicas de marcenaria para que até mesmo a produção em escala industrial não perca a qualidade. Fora que os cursos profissionalizantes atualizam o marceneiro quanto às tendências do momento e novidades da área.

Equipe


O marceneiro pode começar as atividades sozinho se o objetivo for produzir em pequena escala, como os móveis por encomenda. Já se a intenção for produzir em larga escala para atender a uma grande demanda, a equipe deverá ser maior. Para isso, deverão ser contratados outros marceneiros e auxiliares de marcenaria, além de recepcionista e vendedores.

Quanto à gestão dos negócios, ela poderá ser realizada pelo próprio dono da marcenaria, mas é preciso qualificação em gestão administrativa e financeira.

Estrutura


A estrutura da marcenaria deve garantir a otimização dos processos e a fluidez operacional para que a produção não seja prejudicada nem interrompida inesperadamente. A área interna deve ser dividida em setores, um direcionado à exposição dos móveis e artigos de decoração e ao atendimento aos clientes, com uma área de 70 m², outro voltado para a produção dos móveis e o depósito de materiais e matéria-prima, com uma área de 300 m².

Equipamentos


Para montar uma marcenaria, são necessários equipamentos e ferramentas indispensáveis, como lixadeira; desempenadeira; martelo; graminho; serrote; paina; serra portátil; serra tico-tico; serra fixa de mesa; além de mesa; cadeiras; computador; e impressora.

Divulgação


A divulgação pode ser realizada da forma tradicional, por meio de folders, banners, flyers, cartazes, cartões de visita, outdoors, carros de som, além de anúncios em revistas da área, jornais e rádios. Além disso, é bom investir na criação do site da marcenaria para a exposição do portfólio com móveis e artigos de decoração.

Não podemos nos esquecer das redes sociais, que impactam um grande número de pessoas e com baixos custos. Por meio do Instagram ou do Facebook, podem ser compartilhadas fotos da marcenaria e dos móveis, ou ainda vídeos com os marceneiros trabalhando nas peças. Sem falar da possibilidade de lançar promoções, que atraem ainda mais clientes.

Conheça os Cursos CPT da Área Marcenaria:

Curso CPT Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Móveis.

Projetos e Fabricação de Móveis

Fabricação de Móveis em Série

Fonte: aberturasimples.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 24-08-2021 Manutenção e Serviços

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.