Transformação digital: tendências do mercado para os próximos anos

Transformação digital: tendências do mercado para os próximos anos. As empresas devem investir na transformação digital, pois o mercado tem sofrido mudanças contínuas e o comportamento dos consumidores não é como antigamente.

Transformação digital: tendências do mercado para os próximos anos As empresas devem investir na transformação digital, pois o mercado tem sofrido mudanças contínuas e o comportamento dos consumidores não é como antigamente

"Os avanços tecnológicos tornam os consumidores cada vez mais hiperconectados. Hoje em dia, eles não precisam sair casa ou do trabalho para comprar produtos ou contratar serviços, uma vez que, pela internet, podem fazer isso com rapidez, segurança e comodidade", afirma Thiago Richter Bacchin, professor do Curso a Distância CPT Como Aumentar as Vendas pela Internet, em Livro+DVD e Online, da Área Gestão Empresarial.

Comportamento dos consumidores

Por tais motivos, as empresas devem investir na transformação digital. O mercado tem sofrido mudanças contínuas e o comportamento dos consumidores não é como antigamente - a maioria usa a internet como principal canal de compras. Além disso, as pessoas não se deixam enganar com falsas promessas nem são seduzidas facilmente pelas propagandas. Afinal, sabem o que querem: produtos/serviços de qualidade, que tenham valor, sejam úteis, cumpram o que prometem e tenham preços acessíveis.

Gestão de qualidade e inovação

Da mesma forma, os consumidores desejam ser ouvidos, o que requer das empresas um bom programa de relacionamento - principalmente no pós-venda. As estratégias da empresa devem ser desenvolvidas em prol da satisfação dos clientes. E isso inclui a opinião deles em relação aos produtos/serviços adquiridos/contratados. Não é coincidência que as empresas de sucesso realizam uma gestão de qualidade, buscam inovação, pensam no futuro e nas novas tecnologias.

Tecnologia e boa performance da empresa

A tecnologia representa um importante papel para a boa performance da empresa no mercado. Atualmente, é muito comum ouvirmos expressões como "Internet das Coisas (IoT)". O empreendedor que aposta nessa inovadora tecnologia impulsiona os negócios e se torna um diferencial dentre os concorrentes. Para alguns empresários mais tradicionalistas, trata-se apenas de um termo complexo. Mas, em um futuro próximo, a IoT e outras novas tecnologias serão o fator-chave para o sucesso das empresas.

Relevância das novas tecnologias

Segundo pesquisa da IDC Brasil - provedora de inteligência de mercado, consultoria e serviços estratégicos de marketing para os mercados de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, 50% dos fabricantes entrevistados escolheram o Analytics como ferramenta essencial na estratégia de relacionamento com o varejo e 9% consideraram a mobilidade muito importante para os trabalhos em campo.

Embora o Social Business (5%) e a Internet das Coisas (2%) tenham sido pouco lembrados, a tendência é que aumentem significativamente nos próximos anos. Quanto à analise de dados via Big Data e Business Intelligence, as estimativas também apontam crescimento no futuro.

Fonte: Administradores.

Confira o artigo "4 dicas para implantar novas tecnologias na empresa" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 07-12-2017 Gestão Empresarial

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.