Quer montar uma empresa de sucesso? Faça o plano de negócios!

Ao elaborar o plano de negócios, o empreendedor passa a conhecer, com mais exatidão, o setor no qual deseja investir

Quer montar uma empresa de sucesso? Faça o plano de negócios!

Quer montar uma empresa de sucesso? Faça o plano de negócios! Por meio dele, o empreendedor é capaz de projetar a viabilidade do negócio e planejar estratégias que minimizem os riscos. “Os pontos fortes e fracos do negócio devem ser previamente identificados, para que o empreendimento siga em frente preparado para as contínuas variações e mudanças do mercado”, afirma Adriano Godoy, professor do Curso CPT a Distância e Online Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing.

Segurança


Um plano de negócios bem estruturado envolve os aspectos gerenciais, operacionais, financeiros e mercadológicos do negócio. Com isso, os resultados futuros da empresa certamente serão mais positivos e vantajosos. Essa importante ferramenta permite ao empreendedor maior segurança para montar a empresa, desenvolver produtos/serviços mais relevantes para o consumidor e, até mesmo, expandir os negócios ou investir em inovações.

Conhecimento


Na verdade, ao elaborar o plano de negócios, o empreendedor passa a conhecer, com mais exatidão, o setor no qual deseja investir, além da possibilidade de avaliar melhor o comportamento do mercado e o raio de atuação da empresa, assim como os melhores fornecedores, os concorrentes mais competitivos, o perfil do público-alvo, entre outros aspectos de suma relevância para o negócio.

Direcionamento


Segundo Enio Pinto, especialista em empreendedorismo do Sebrae, o cerne principal do plano de negócios é o direcionamento do empreendedor. Primeiramente, é indispensável planejar uma rota para avaliar o melhor caminho a seguir. Ou seja, o primeiro passo do empreendedor é escolher o segmento de atuação. O próximo passo é coletar informações, no próprio mercado, ou por meio de consultoria do Sebrae.

Autoavaliação


Outro passo a ser planejado é a definição da pessoa responsável pelos negócios. Nesse momento, a autoavaliação merece destaque, pois ela determina se o empreendedor tem (ou não) afinidade com o negócio. Se a resposta for afirmativa, é preciso dar o próximo passo: avaliar de onde virão os recursos para montar o negócio, se do próprio empresário ou de financiamentos. Tudo deve ser planejado com cautela e sabedoria.

Importante!


Em síntese, para maximizar as chances de se dar bem no concorrido e dinâmico mercado, o empreendedor deve planejar cada passo. Tudo começa com a definição dos objetivos do negócio, passando pela estrutura da empresa e pelo planejamento financeiro – desde a captação de recursos para investimento e projeção do faturamento mensal, até o cálculo da margem de lucro e o tempo de retorno do capital investido.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gestão Empresarial.

Leia o artigo "Planejamento estratégico: saiba como fazer".

Fonte: revistapegn.globo.com

Andréa Oliveira 29-03-2019 Gestão Empresarial

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.