Escritório de cobrança - dicas de como montar

O escritório de cobrança pode atrair clientes com preços justos pelos serviços e rapidez na solução dos casos de inadimplência

Escritório de cobrança - dicas de como montar Os serviços prestados por escritórios de cobrança são cada vez mais solicitados, com grande demanda no mercado

Atualmente, são muitos os endividados em nosso país, tendo em vista a crise econômica e a má gestão das finanças familiares e empresariais. Portanto, montar um escritório de cobrança pode se tornar uma ótima oportunidade de negócio. Os serviços podem ser prestados para clientes, desde microempresários até empreendedores de empresas de porte médio. A maioria prefere contratar os serviços de terceiros a ter de contratar funcionários exclusivos para esse fim.

Atualmente, os serviços prestados por escritórios de cobrança são cada vez mais solicitados, com grande demanda no mercado. É importante ressaltar que a inadimplência aumenta de forma desenfreada. Sendo assim, a implantação de empresas dessa modalidade no mercado apresenta grandes chances de sucesso. Entretanto, é preciso ser um diferencial dentre os concorrentes.

A empresa pode atrair clientes com preços justos pelos serviços, rapidez na solução dos casos de inadimplência, além de honestidade e integridade nas ações. Todos são ingredientes essenciais para o sucesso do escritório de cobrança.

Não podemos nos esquecer do uso da tecnologia e da automação dos processos, que otimizam os negócios. Os serviços podem ser agilizados com a organização e boa gestão das atividades desenvolvidas no escritório de cobrança. A consulta na internet em sites com cadastros de inadimplentes também é uma boa dica para maior rapidez e eficiência.

Veja outras dicas importantes para montar escritório de cobrança:

Legislação para o negócio

De nada adianta abrir um escritório de cobrança se o empreendedor não providenciar os trâmites legais da empresa. Se preferir, consulte um contador de confiança para ajudá-lo nessa tarefa. Em geral, são necessários os registros nos seguintes órgãos: Junta Comercial, Secretária da Receita Federal, Secretária da Fazenda, Prefeitura do Município, INSS (sem CNPJ - Pessoa autônoma - Receita Federal) e Sindicato Patronal.

Da mesma forma, é fundamental saber detalhes em relação às instalações físicas da empresa quanto à localização, além de solicitar o Alvará de Funcionamento. Também é importante consultar o PROCON para ver se os serviços estão de acordo com as exigências do Código de Defesa do Consumidor.

Principais serviços da empresa

Dentre os principais serviços prestados por empresas de cobrança, podemos citar: cobrança judicial - negociação com o cliente para direcioná-lo a respeito da propositura da ação judicial e cobrança convencional - cobrança junto a seguradoras, consórcios, bancos, financiadoras, lojas comerciais e administradoras de cartões de crédito.

Importante!

Em hipótese alguma, a pessoa inadimplente deve ser forçada a pagar a dívida. Da mesma forma, ela não deve ser obrigada a atender a ligações ou a funcionários do escritório de cobrança. Caso não houver acordo entre as partes, a cobrança deve ser entregue a um advogado para execução em juízo.

Fonte: Emprega Brasil.

Conheça o Curso a Distância CPT de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso, disponível - elaborado pelos professores Nelson Fernandes Maciel e Raquel Carneiro da Silva.

Andréa Oliveira 24-01-2017 Gestão Empresarial

Deixe um Comentário

Comentários

Denize

29-07-2019

Bom dia, Por gentilize, gostaria de mais informações de como montar um escritório de cobrança. Obrigada

Resposta do Como Montar

30-07-2019

Olá Denize,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato para informações e esclarecimentos em relação ao curso que será fundamental para o sucesso do seu escritório de cobrança.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Thaís cagnani matavelli

05-12-2018

Quero. Saber mas. Informações sobre negócios escritório cobrança

Resposta do Como Montar

05-12-2018

Olá Thaís,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto