Dicas para motivar os funcionários na empresa

Dicas para motivar os funcionários na empresa. Funcionários com grande carga de inteligência emocional são os que mais se sentem motivados e comprometidos com o trabalho.

Funcionários com grande carga de inteligência emocional são os que mais se sentem motivados e comprometidos com o trabalho

Dicas para motivar os funcionários na empresa O líder deve sempre caminhar junto à equipe e mostrar que todos fazem parte do grupo.

A palavra motivação vem do latim movere (mover). Trata-se do impulso interno que nos leva à ação. Em outras palavras, quando alguém está motivado é porque algo despertou nele uma energia em busca de esforços para alcançar objetivos. No caso de empresas, para motivar os funcionários, várias estratégias devem ser utilizadas. Para isso, é preciso compreender quais as verdadeiras motivações do indivíduo. É preciso desenvolver treinamentos e utilizar recursos com o propósito de motivar a todos.

Entretanto, cada indivíduo reage de forma diferente diante de estímulos. Ou seja, a motivação age de maneiras distintas de uma pessoa para outra. Funcionários com grande carga de inteligência emocional são os que mais se sentem motivados. Eles desenvolveram várias competências diante da motivação- como autocontrole, autoconhecimento e resiliência. Já os com baixa habilidade emocional reagem de maneira não tão produtiva ao serem motivados.

Por tais motivos, é preciso considerar vários fatores para manter os funcionários engajados. Quando os funcionários buscam o melhor de si profissionalmente e participam das atividades da empresa, em conjunto com chefes e líderes, é porque a motivação surtiu efeito. Mas nem sempre é fácil engajar uma equipe. Abaixo daremos algumas dicas para motivar os funcionários na empresa.

Torne-se um bom exemplo para a equipe

Não adianta delegar funções aos funcionários se você mesmo não as pratica. Para que a motivação da equipe seja produtiva, você deve se tornar um bom exemplo para todos. O líder deve sempre caminhar junto à equipe desde o momento de traçar objetivos e criar estratégias para alcançá-los até a sua conquista. Deve sempre conversar com os integrantes da equipe, trocar opiniões e mostrar que todos fazem parte do grupo - que juntos todos têm um propósito em comum.

Torne o local de trabalho agradável e produtivo

Os funcionários passam o dia todo dentro dos setores. Se o ambiente não for agradável, limpo e organizado, certamente o funcionário não será produtivo. Por isso, é preciso lutar para que o local de trabalho seja prazeroso e tranquilo- assim como buscar a organização e o conforto de todos no setor. O líder deve incentivar o funcionário a deixar sua mesa de trabalho mais familiar. Deve permitir fotos da família, plantinhas decorativas e objetos pessoais - contanto que não poluam o ambiente. Dessa forma, todos se sentirão em casa, muito mais engajados no trabalho.

Foque nos funcionários talentosos

É de fundamental importância encontrar talentos na equipe, pois são essas pessoas que contribuirão com o desenvolvimento dos demais colegas, assim como o crescimento da empresa. Quem é talentoso deve ser motivado todos os dias, pois sempre está disposto a participar e a fazer melhorias na corporação. Em geral, pessoas assim são comunicativas e curiosas - sempre assumem uma postura íntegra e confiável. Quando o líder incentiva esses funcionários e dá feedbacks em relação ao seu desempenho, os resultados são surpreendentes.

Fontes: Revista PEGN e Wikipédia.

Conheça o Curso a Distância CPT Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Solange Matilde Silva, psicóloga e especialista em técnicas de integração de grupos, jogos para integração e formação de líderes.

Andréa Oliveira 06-10-2016 Gestão Empresarial

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.