Como se tornar produtivo no home office

Conhecida como home office, esta é uma modalidade de emprego, que permite maior flexibilidade de horários

Como se tornar produtivo no home office

“Independentemente de as atividades serem desenvolvidas por profissionais de startups ou freelancers, trabalhar em casa (ter um home office) tem sido cada vez mais comum no Brasil. Hoje, pequenos empreendedores e profissionais terceirizados montam escritórios, em suas próprias residências, e alcançam ótimo retorno financeiro”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, Mestre em Marketing e professor do Curso CPT a Distância e Online Como Administrar Pequenas Empresas.

Conhecida como home office, esta é uma modalidade de emprego, que permite a pequenos empresários e profissionais autônomos maior flexibilidade de horários e economia com transporte. Entretanto, são necessários disciplina, dedicação e comprometimento, por parte dos profissionais, para uma boa produtividade. Veja abaixo como se tornar produtivo no home office:

Siga um cronograma


Para seguir uma rotina diária, é de suma importância seguir um cronograma de trabalho, no qual são organizadas as atividades conforme o grau de prioridade. Além disso, estabelecer horários de trabalho (ainda que flexíveis) ajuda na gestão do seu tempo. Atenda às pessoas após o expediente para não atrapalhar o bom andamento de suas atividades. Não permita ser interrompido no desempenho de suas atividades profissionais.

Invista em conforto


No home office, geralmente, os profissionais permanecem grande parte do tempo sentados. Isso pode ocasionar dores nas costas ou problemas mais sérios na coluna. Sendo assim, é indispensável investir em conforto, como cadeira ergonômica executiva e descanso ergonômico para pés. Caso contrário, cadeiras desconfortáveis impactarão em sua performance profissional.

Organize o ambiente de trabalho


Segundo Jeff Haden, jornalista e editor da “Inc”, manter o ambiente de trabalho organizado é fundamental para se tornar produtivo no home office. Quando tudo está no lugar, o trabalho flui melhor e você não se perde com distrações. Ainda que o escritório caseiro seja mais tendente à desorganização, conserve sua mesa de trabalho sempre limpa, com todos os objetos no lugar.

Fuja de distrações


Não apenas a bagunça no escritório leva o profissional a distrações como também ferramentas digitais, principalmente notificações do Facebook e mensagens do WhatsApp. Por esse motivo, é imprescindível desativar as notificações das mídias sociais para impedir que você perca o foco no trabalho. Isso vale para notificações no smartphone e no notebook. Ao ficar off-line, certamente você se concentrará em suas tarefas sendo produtivo e eficiente.

Faça intervalos


Mesmo afastado das redes sociais, o máximo que um indivíduo consegue manter o foco no trabalho é 120 minutos. Acima desse período, são necessários, entre 15 e 20 minutos de intervalo, para recuperar as energias. Nesse momento, tome um cafezinho, caminhe pela casa, molhe uma planta, faça um lanche. Uma dica importante é dividir o dia de trabalho, em blocos de 90 minutos, com quatro a cinco intervalos.

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Fonte: revistapegn.globo.com

Andréa Oliveira 19-03-2019 Gestão Empresarial

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