Com base em critérios estabelecidos, toda empresa deve avaliar a qualidade de seus produtos/serviços para verificar se a está (ou não) alcançando. Esse controle de qualidade faz com que todos os colaboradores tenham plena noção de que fazem parte da relação entre cliente e fornecedor. Quando essa relação resulta na satisfação do cliente é porque os produtos/serviços atingiram um bom padrão qualitativo.
Mas como fazer um controle de qualidade eficiente?
Liderança participativa
O total controle de qualidade é alcançado quando o líder é participativo ouvindo, informando, motivando os membros de sua equipe e lhes delegando funções. Com isso, a equipe de trabalho se torna funcional, pois todos participam em busca das melhores soluções, o que torna a relação cliente-fornecedor muito melhor.
Transparência na comunicação
Outra forma de fazer com que o controle de qualidade seja eficiente é com a transparência na comunicação. Não apenas os colaboradores devem conhecer claramente a visão e a missão da empresa como também os clientes.
Superação das expectativas dos clientes
Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Fidelização de Clientes, quando os produtos/serviços são oferecidos com excelência em atendimento, os clientes têm suas expectativas superadas, o que os torna fiéis à empresa. Quanto melhor a experiência em relação à qualidade do atendimento e dos produtos/serviços mais vantajoso é para a empresa.
Capacitação profissional
Oferecer a melhor capacitação profissional à equipe de colaboradores é uma forma de motivá-los e mostrar como são importantes para a empresa. Isso torna o ambiente de trabalho agradável, o que é fundamental para um bom controle de qualidade.
Inovação sempre
A empresa deve conhecer as principais necessidades dos clientes para realizar melhorias em seus produtos/serviços ou inovar com produtos originais. Para isso, é importante investir em novas tecnologias e avaliar os indicadores de desempenho.
Ações corretivas
Os erros recorrentes cometidos por colaboradores devem ser corrigidos para que não sejam novamente cometidos. Enfim, todos devem aprender com as falhas para que não sejam necessárias novas ações corretivas, o que é extremamente vantajoso para a empresa.
Sistematização dos processos
Para maior eficiência no controle de qualidade, é essencial sistematizar os processos e planejar as ações. Também é importante que tudo seja registrado para posterior consulta. Existem softwares próprios para esse fim, que otimizam todo trabalho.
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Fonte: destinonegocio.com
Por Andréa Oliveira
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