As funções do Telemarketing

Saiba em quais áreas se divide o setor de serviços de Telemarketing para adotar na sua empresa!

As funções do Telemarketing    Artigo CPT


O Telemarketing é muito utilizado nas empresas, mas você utiliza da maneira correta a sua mão de obra? O Telemarketing possui suas áreas e conhecendo elas ficam melhor de se utilizar a sua força de trabalho da melhor forma e com mais eficiência. ''Cada tipo de telemarketing possui características próprias que variam de acordo com os serviços prestados'' — diz professora Ana Paula Andrade do Curso CPT de Como Montar e Gerenciar um Telemarketing.


Áreas do Telemarketing


A ideia que temos de telemarketing é a de venda por telefone. Embora esta seja a sua principal aplicação, seu campo de atuação é bastante amplo. No Brasil, as empresas já trabalham nas principais áreas do telemarketing. São elas:


1 — Atendimento: o teleatendimento refere-se ao uso do telefone apenas para simples atendimento. Esse tipo de telemarketing é utilizado, por exemplo, por secretárias ou telefonistas que agendam horários, encaminham as ligações para seus devidos ramais e outros.


2 — Vendas (ativa e receptiva): é uma das maiores aplicações do telemarketing, também conhecida como televendas. Nas vendas ativas, o teleoperador liga para oferecer determinado produto ou serviço. Nas vendas receptivas, é o próprio cliente com a iniciativa de ligar para o telemarketing, interessado em adquirir alguma oferta que a empresa divulgou.

 

3 — Promoções: a telepromoção tem como finalidade promover, junto ao cliente alvo, determinado produto, serviço ou marca. É a propaganda direcionada e objetiva através do telefone.


4 — Veiculação: realizada pelo telemarketing, após o trabalho da mídia, tem a função de difundir, transmitir e propagar no mercado o produto ou serviço.


5 — Atendimento a reclamações: orientação e informação ao consumidor realizados através do Serviço de Atendimento ao Consumidor — SAC.


6 — Apoio a vendas externas: trabalho que precede a equipe de vendas de campo, realizando contatos através do agendamento de visitas. Desempenha também uma variedade de funções de apoio, tais como qualificação de leads, verificação de posição de crédito, controle de pedidos e de entregas, entre outras.


7 — Cobrança: setor que precisa de preparo específico, pois exige uma linguagem especial. Os teleoperadores ligam para o cliente no intuito de negociar a dívida que o consumidor tem com a empresa.


8 — Assistência pós-venda: avalia o grau de satisfação do cliente em relação ao produto adquirido, além de procurar estreitar o relacionamento e conquistar a fidelidade do cliente.


9 — Compras: o responsável pelo setor de compras necessita desenvolver habilidades especiais, como conhecer profundamente o produto e as tendências do mercado, além de dominar técnicas de comunicação e negociação.


10 — Suporte ao varejo: serviço direcionado para a recepção dos produtos e assistência técnica, para que o varejo possa atender o consumidor, com qualidade e tempo hábil.


11 — Autorização de crédito: consultas telefônicas realizadas em empresas especializadas no campo de liberação de crédito.


12 — Pesquisa: dedica-se a pesquisas diversas como, por exemplo, pesquisa política, de qualidade de determinado produto ou serviço. Enfim, coleta dados que vão nortear ações empresariais ou institucionais, ou mesmo atender a interesses individuais.


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Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 09-05-2022 Gestão Empresarial

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