6 dicas incríveis para vender produtos sazonais

Avaliar os produtos sazonais, que apresentam maior demanda e melhores resultados de vendas, é uma forma de aumentar a lucratividade dos negócios

6 dicas incríveis para vender produtos sazonais

Nem todos os produtos apresentam boa demanda ao longo do ano. Eles são considerados produtos sazonais, que são comercializados em determinado período. Para que o empreendedor não tenha prejuízos, a sazonalidade desses produtos deve ser bem trabalhada. Os ovos de Páscoa, por exemplo, têm venda garantida na época da Páscoa. Entretanto, é importante manter um estoque enxuto para que eles não fiquem parados. Assim como os ovinhos de chocolate, outros produtos devem ser vendidos de forma estratégica. Confira as dicas abaixo:

Avalie os períodos sazonais


Avaliar os produtos sazonais, que apresentam maior demanda e melhores resultados de vendas, é uma forma de aumentar a lucratividade dos negócios. Lembre-se de analisar os pontos positivos e negativos de cada um deles para elaborar estratégias mais eficientes, que impulsionem as vendas. Considere as mudanças de estação e as datas comemorativas com produtos temáticos. Tudo deve ser levado em conta para traçar um plano mais assertivo.

Realize um bom planejamento


Outra dica importante é realizar um bom planejamento com todas as etapas a serem cumpridas. Se necessário, faça alterações na prateleira caso haja queda na demanda pelo produto sazonal. Chame os clientes com promoções, descontos e brindes. Ofereça degustação. Acabe com o estoque antes de mudar de estação. Além de oferecer preços competitivos, mantenha o estoque equilibrado para que não faltem nem sobrem produtos.

Saiba onde comercializar os produtos


No período em que estão em alta, os produtos sazonais apresentam boa demanda nos mais diversos estabelecimentos, de supermercados e empórios a mercadinhos e quitandas. Até mesmo em feiras eles vendem bem. Sem falar na venda de porta em porta ou sob encomenda dependendo do produto. Planeje um catálogo com opções atrativas e encontre o público-alvo ideal para adquirir cada item escolhido.

Forme nos clientes a necessidade emergencial


Ao construir a própria sazonalidade e criar a ideia de escassez por esses produtos, a empresa forma nos clientes a necessidade emergencial. Para isso, basta oferecer uma semana de descontos imperdíveis, planejar eventos para expor esses produtos ou oferecer produtos originais, produzidos apenas por sua empresa.

Ofereça promoções imperdíveis


Embora não seja recomendado um estoque grande de produtos sazonais, se a sua empresa tem produtos parados no estoque, após passar o período sazonal, basta oferecer promoções para minimizar os prejuízos e fugir do estoque morto. No próximo ano, lembre-se de manter um estoque mais enxuto. Faça um estoque estratégico!

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Fonte: montarumnegocio.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 27-07-2021 Gestão Empresarial

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