Segmento de doces e chocolates: dicas para empreender com êxito

Antes de investir no segmento de doces e chocolates, é importante proceder a uma pesquisa de mercado criteriosa e detalhada

Segmento de doces e chocolates: dicas para empreender com êxito

“O setor de alimentos e bebidas é um dos mais promissores do mercado. A demanda é alta e, dependendo do segmento, os negócios alcançam ótimo faturamento, como é o caso das docerias e chocolaterias” afirma Cecília Leci Corrêa, uma das melhores especialistas da área e professora do Curso CPT a Distância e Online Como Montar uma Pequena Fábrica de Produtos de Chocolate.

Principalmente em datas comemorativas, como Dia dos Namorados, Dia das Mães e Páscoa, as docerias e chocolaterias recebem grande volume de clientes. Sem falar dos apaixonados por doces e chocolates, que consomem esses produtos, regularmente, independentemente da ocasião. Sendo assim, investir nesse segmento é uma oportunidade de negócio bastante lucrativa.

Entretanto, para alcançar sucesso na comercialização de doces e chocolates, é indispensável seguir alguns cuidados, como fazer uma boa pesquisa de mercado, ter afinidade com os produtos, realizar testes (para identificar quais produtos apresentam maior aceitação), oferecer produtos com alto padrão de qualidade, além de fazer a divulgação da empresa nos vários canais.

Pesquisa de mercado


Antes de investir no segmento de doces e chocolates, é importante proceder a uma pesquisa de mercado criteriosa e detalhada. Dessa forma, torna-se mais fácil identificar o público-alvo e o potencial de mercado da empresa.

Nessa etapa, o empresário também avalia se deve abrir uma empresa do zero ou empreender em franquia. Mas acima de tudo “é essencial ter conhecimento sobre mix de produtos, marcas e estoque”, ressalta Roberto Kanter, consultor de empresas e professor da FGV (Rio).

Afinidade com os produtos


Outro fator-chave para o sucesso do empreendedor é a afinidade com os produtos. Preferencialmente, o empresário deve gostar de chocolates e doces para torná-los ainda mais atrativos aos consumidores.

Além disso, é indispensável que ele conheça a fundo cada produto e como funciona esse tipo de negócio. Para isso, “é preciso fazer cursos de capacitação, o que aumenta as chances de êxito no mercado”, completa Caio Camargo, especialista em varejo.

Importância dos testes


A realização de testes para avaliar o potencial dos produtos é imprescindível. Isso pode ser feito com a ajuda de amigos, parentes e colegas de trabalho. Afinal, todos são consumidores, com gostos e necessidades, como qualquer outro consumidor.

Com isso, é possível ver a aceitação dos produtos e se eles terão boa demanda no mercado. Mas para se tornarem um diferencial, os ingredientes devem ter alto padrão de qualidade. Sem falar na boa apresentação dos produtos, que atrai os olhares dos clientes.

Divulgação da empresa


Explorar as datas comemorativas é uma ótima estratégia para tornar os doces e chocolates conhecidos no mercado, assim como oferecer aos consumidores produtos diferenciados. Entretanto, é preciso lembrar da divulgação. Por meio dela, os clientes passam a conhecer a marca.

Enfim, “é fundamental que o empreendedor do segmento se prepare antes das datas comemorativas e divulgue os seus produtos. Assim, ele pode identificar potenciais clientes e avaliar melhor a demanda”, afirma Luis Machado, diretor da Expo Brasil Chocolate.

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Leia o artigo "Trufas de chocolate: aprenda a fazer delícias recheadas".

Fonte: fecomercio.com.br

Andréa Oliveira 07-12-2018 Gastronomia

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