Quer montar um restaurante de comida japonesa? Saiba como

Se você quer montar um restaurante de comida japonesa, deve realizar previamente uma pesquisa de mercado detalhada e precisa

Quer montar um restaurante de comida japonesa No restaurante de comida japonesa, além dos melhores sushis e sashimis, os clientes devem desfrutar de diversão e lazer.

Muitas mudanças nos hábitos alimentares da população brasileira são originadas do desejo de uma alimentação saudável. Com isso, o mercado de restaurantes especializados em comidas leves tem crescido continuamente. No caso do restaurante de comida japonesa, além de pratos saudáveis e com baixas calorias, os clientes podem desfrutar do ambiente aprazível e intimista, além de saborear o melhor da gastronomia oriental.

Sendo assim, se você quer montar um restaurante de comida japonesa, não basta servir os melhores sushis e sashimis. É preciso planejar uma estrutura onde as pessoas encontrem lazer e diversão. Portanto, o layout do restaurante deve ser arrojado, com decoração típica do Japão, própria para quem deseja entrar no clima do oriente. O uniforme dos funcionários também deve seguir a mesma linha.

Entretanto, de nada adianta caprichar na decoração e na comida, se não for realizado previamente uma detalhada pesquisa de mercado. É fundamental avaliar todos os aspectos que envolvem os clientes potencias, a concorrência e a localização do restaurante. Após o término da pesquisa, outras medidas importantes também devem ser tomadas. É importante estar consciente de que muito trabalho deverá ser feito para o sucesso do empreendimento.

Analisar o público-alvo é uma tarefa complexa e requer paciência, atenção e comprometimento. Essa pesquisa deve ser feita exclusivamente pelo próprio empreendedor. Ela não deve ser terceirizada, pois somente o empresário terá o aval necessário para analisar a viabilidade do negócio.

Um dos testes mais utilizados durante a pesquisa de clientes potenciais é o teste de conceito. Por meio dele, é possível avaliar as principais necessidade e desejos dos consumidores. O ideal é que a pesquisa seja realizada em um raio de 1 km, partindo do ponto onde será o restaurante de comida japonesa. Devem ser avaliados a renda per capita, os hábitos dos clientes, a frequência com que procuram comida japonesa e quais os dias da semana que frequentam esse ambiente.

Após a pesquisa do público-alvo, deve ser realizado um estudo aprofundado da concorrência. Devem ser considerados o raio de atuação dos concorrentes, os tipos de prato que oferecem, a média de preço cobrado, o cardápio que oferecem e o perfil de clientes que atendem. Durante a pesquisa, devem ser avaliados os pontos fortes e fracos do restaurante concorrente, além do aspecto visual do ambiente e da abordagem dos atendentes.

Assim que todas as pesquisas forem finalizadas, é preciso partir para a gestão dos negócios. Um meio bastante eficiente de administrar uma empresa é com a ajuda de softwares de gerenciamento contábil e financeiro, além de programas de controle de estoque e fluxo de caixa. No mercado, há sistemas com várias funcionalidades integradas. O investimento vale a pena, pois a automação dos negócios trará agilidade e segurança aos processos da empresa.

Fonte: Novo Negócio.

Conheça o Curso a Distância CPT de Cozinha Japonesa, disponível - elaborado por Rosny Gerdes Filho, gastrônomo e especialista em Cozinha Internacional.

Andréa Oliveira 21-02-2017 Gastronomia

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.