É dono de churrascaria? Siga as dicas para preparar o melhor churrasco da região

O churrasco representa uma das maiores e mais populares atrações culinárias do país

É dono de churrascaria? Siga as dicas para preparar o melhor churrasco da região

“O hábito de se comer carne assada foi muito bem aceito por nossos antepassados e atravessou fronteiras e gerações. Hoje, chamada de churrasco pelos brasileiros, a carne feita na churrasqueira representa uma das maiores e mais populares atrações culinárias do país, além de ser bastante rentável para os donos de churrascarias”, afirmam José Zaharan Rodrigues Júnior e Mário Augusto Vieira, professores do Curso CPT a Distância e Online Treinamento de Churrasqueiro.

Se você é dono de churrascaria? Siga as dicas para preparar o melhor churrasco da região!

Os tipos de corte


A escolha da carne é determinante para um churrasco saboroso. O padrão e os tipos de corte da carne contribuem diretamente com o resultado final do produto a ser servido aos clientes da churrascaria. A picanha (peça com menos e 1,1 kg) sempre foi o corte preferido para churrasco no Brasil. Entretanto, os hábitos de consumo dos brasileiros têm mudado significativamente. Hoje, o bife ancho e o t-bone são os cortes mais pedidos pelos clientes em muitas churrascarias brasileiras.

O braseiro perfeito


Para acender as brasas da churrasqueira não necessariamente devem ser usados álcool ou óleo. Eles formam fumaça excessiva e podem comprometer o sabor da carne. Uma forma bastante comum de dar início à chama é com a pirâmide de carvão, a 10 cm da grelha, mais na extremidade da churrasqueira. Dessa forma, será possível aproveitar duas temperaturas: em cima da pirâmide, para selar ou dourar a carne; e na extremidade, para cozinhar a peça aos poucos.

Outra técnica interessante é a do jornal enrolado na garrafa de cerveja. Basta embrulhar a metade da garrafa com jornal e posicioná-la no local pretendido. Em volta, devem ser dispostos pedaços maiores de carvão para segurar a garrafa. Depois, ela deve ser retirada, cuidadosamente, mantendo o jornal na forma cilíndica. Em seguida, deve-se jogar um chumaço com fogo, no interior do jornal, e colocar pedaços de carvão por cima, com algumas frestas.

As frestas deixam o ar entrar para alimentar a chama. Após 10 minutos, o braseiro estará perfeito. Para conferir, basta posicionar a mão, a 15 cm do braseiro, por 5 segundos. Se o calor for insuportável, a churrasqueira estará no ponto.

Veja outras dicas incríveis!


->Invista em uma churrasqueira de alvenaria, fechada nos lados e na parte inferior. Esse modelo retém melhor o calor e garante um churrasco impecável.

->Acomode todo o carvão do saco em um canto da churrasqueira. Puxe alguns pedaços sob a grelha para o gradativo assamento da carne.

->Passe o sal grosso, sem exagero, no corte. Posicione-o, próximo ao braseiro, por cerca de 5 minutos, para selar a carne e realçar o sabor.

->A 15 cm da brasa, a carne (peça menor) é grelhada. Já a 40 cm (pedaços médios) e 60 cm (grandes) a carne é assada lentamente.

->Antes de virar a carne, aguarde até o sangue se concentrar na parte superior. Em seguida, vire-a para selar o outro lado. Nunca perfure a peça!

->Assim que o churrasco estiver pronto, deixe-o descansar por 5 minutos antes de cortar. A técnica permite que o suco penetre o interior da carne, o que lhe garante maior suculência.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Cozinha Profissional.

Leia o artigo "Butique de carnes - lucre com essa ideia."

Fontes: guiadochurrasco.com; revistasaboresdosul.com.br

 

Andréa Oliveira 05-04-2019 Gastronomia

Faça já o Download Grátis

Download brinde Sabor do churrasco, tudo para torná-lo ainda mais delicioso

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.