Dicas para montar bar em casa

A área escolhida para o bar em casa deve ser iluminada com luz indireta e difusa

Dicas para montar bar em casa

Montar bar em casa é uma tendência atual. Não é mera coincidência que muitas pessoas procuram designers de interiores, para o planejamento do espaço do bar. Mesmo porque todos querem receber amigos e familiares em um ambiente bem decorado e aconchegante. Até mesmo jantares de negócio são perfeitos quando se tem um bar elegante e sofisticado em casa. Mas o projeto deve ser muito bem planejado, para que os resultados sejam surpreendentes.

Ambiente


O ambiente ideal para o bar deve ser bem iluminado, amplo, além de permitir o bom fluxo das pessoas. Tanto artificiais como naturais, os fachos de luz sobre as bebidas dão um toque todo especial ao bar. A área escolhida para implantação do bar deve ser iluminada com luz indireta e difusa. Quanto ao espaço, ele deve contar com poucos móveis, para permitir a livre movimentação das pessoas no momento de se servirem. A dica é montar o bar na sala de estar ou jantar.

Móveis


Os móveis que irão compor o bar devem harmonizar com o mobiliário da casa. Isso mantém a estética local e equilibra o ambiente. Em áreas maiores, duas ótimas opções são os balcões e os armários, para melhor organização de bebidas, copos, taças e acessórios. Já para espaços menores, os aparadores são excelentes, pois aproveitam bem o espaço, assim como as mesas de canto. Uma novidade no momento são os bares verticais, além de belos e requintados, eles ocupam pouco espaço. Eles são constituídos de prateleiras, aparadores aéreos e nichos modulares.

Taças e copos


As taças e os copos devem ser escolhidos com base no tipo de bebida. No mercado, há vários modelos, elaborados especificamente para controle da temperatura da bebida, facilidade na oxigenação e formação de espuma. Por esse motivo, há vários tipos de taça de vinho e de cerveja. Sem falar na infinidade de taças e copos próprios para champanhe, licor, tequila, conhaque, vodca, uísque. No bar, eles devem ser organizados em jogos, indo do menor para o maior.

Acessórios


Os acessórios garantem maior funcionalidade ao bar, pois ajudam na finalização dos drinks, além de outras funções. É indispensável que eles sempre estejam à mão, para que você não seja obrigado (a) a ir à cozinha para pegá-los. Você não quer deixar seus convidados esperando, não é mesmo? Dentre os principais acessórios, temos a pinça para gelo, o balde térmico, o dosador, o abridor de garrafas multiuso, o saca-rolhas, o cortador de lacres e a famosa coqueteleira.

Bebidas


As bebidas devem ser armazenadas de acordo com o tipo. A cerveja, por exemplo, deve estar sempre em baixas temperaturas, para ser servida gelada. Isso vale para alguns vinhos. Para tal, é preciso uma adega climatizada ou frigobar. A quantia ideal para compor o bar é uma garrafa por tipo de bebida. Com isso, você oferece aos convidados maior variedade de bebidas. Outra dica é em relação ao armazenamento das bebidas. Elas devem ser armazenadas livres da umidade e distantes da luz direta, seja ela artificial ou natural.

Conheça o Curso a Distância CPT Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização em Livro+DVD e Online.

Leia o artigo "Dicas para montar loja de vinhos ou delicatéssen".

Fonte: meubistro.com

Andréa Oliveira 18-10-2018 Gastronomia

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.