Como reduzir os custos da padaria

Há formas de reduzir os custos da padaria com algumas ações de sucesso, como direcionamento da produção e controle de estoque

Como reduzir os custos da padaria

As padarias faturam bilhões por ano e estão entre os maiores segmentos da indústria do país. “Embora sejam um negócio promissor e rentável, as padarias exigem preparo por parte do empreendedor para enfrentar os mais engenhosos desafios. Principalmente na parte de administração dos negócios”, afirma Sebastião Cano de Ruiz Barbosa, professor do Curso CPT Como Montar e Administrar uma Padaria.

Com as contínuas altas no dólar, os custos de produção aumentam continuamente. Felizmente, há formas de reduzi-los com algumas ações de sucesso, como direcionamento da produção e controle de estoque, entre outros.

Direcionamento da produção


O direcionamento da produção é um dos principais fatores, que ajudam a reduzir os custos da padaria. Com o cálculo do valor final unitário de determinado produto, é possível identificar qual deles apresenta maiores chances de lucro. No caso dos pães, um padeiro sozinho é capaz de produzir 100 kg de pão francês por dia; já um único confeiteiro produz apenas 15 kg de produtos confeitados. Não é mera coincidência que os pães abrangem 30% do lucro de uma padaria.

Equipamentos de qualidade


A aquisição de equipamentos com mal funcionamento, que sempre apresentam defeitos e não trabalham com o máximo potencial, gera gastos extras ao dono da padaria. Portanto, é indispensável comprar equipamentos de qualidade que otimizem as operações de produção. A amassadeira espiral, por exemplo, aumenta o rendimento da massa; já o ultracongelador congela alimentos quentes à temperatura de -18°C em menos de 1 hora.

Manutenções nos equipamentos


Além de adquirir equipamentos de ponta, o dono da padaria deve investir em sua manutenção para que eles apresentem bom desempenho operacional. Equipamentos com funcionamento inadequado trazem prejuízos ao empreendedor. Um forno de convecção com o ventilador travando, por exemplo, não assa os pães por igual. Com isso, ao invés de reduzir os custos com produção, surgem gastos extras com perdas de matéria-prima.

Controle de estoque


A necessidade de matéria-prima, o seu armazenamento e a sua utilização nas etapas de produção devem seguir um bom planejamento. Compras desnecessárias significa produtos estagnados no estoque, que tendem a estragar, principalmente quando se trata dos perecíveis. Por esses motivos, o controle de estoque é tão importante, pois tudo o que entra e sai no estoque é monitorado. Para otimizar esse processo, basta investir em softwares de gestão.

Custos indiretos


Estimar o valor real dos custos indiretos, como aluguel, conta de água e conta de luz, é tarefa complicada. Quando há problemas nas instalações elétricas, por exemplo, a conta de luz pode chegar a preços exorbitantes, o que aumenta os custos de produção. Com a manutenção da rede elétrica e mudança de hábitos de consumo na padaria, esses custos podem ser reduzidos para mais de 30%.

Planejamento financeiro


O planejamento financeiro é outra ação a ser adotada por parte do dono da padaria. Todos os meses, ele deve fazer o cálculo do lucro líquido, que envolve as vendas, as compras e as despesas operacionais. Com isso, é possível controlar melhor as finanças da empresa. Já com o cálculo do CMV, ou custo de mercadorias vendidas, é possível identificar a margem de lucro, além dos custos dos produtos panificados ainda não vendidos.

Conheça os Cursos CPT da Área Padaria e Confeitaria:

Como Montar e Administrar uma Padaria

Profissional de Panificação

Profissional de Confeitaria

Fonte: Blog Prática

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 18-09-2020 Gastronomia

Faça já o Download Grátis

Download brinde Infográfico Dicas Imperdíveis para Controle de Estoque

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.