Como montar uma churrascaria de sucesso

Os brasileiros consomem dezenas de quilos de carne bovina por ano, uma ótima notícia para quem pretende montar uma churrascaria

Como montar uma churrascaria de sucesso

Os brasileiros consomem dezenas de quilos de carne bovina por ano, uma ótima notícia para quem pretende montar uma churrascaria. Entretanto, como toda nova empresa, o empreendedor deve realizar uma pesquisa de mercado detalhada para avaliar a viabilidade do negócio na região. Além disso, é essencial atentar para a estrutura, localização, equipamentos e formação da equipe. Tudo deve ser planejado para reduzir os riscos do negócio e aumentar as chances de sucesso do empreendimento.

Pesquisa de mercado


A pesquisa de mercado permite ao empreendedor dominar aspectos determinantes para alcançar êxito no mercado. Nesse sentido, devem ser analisados o público-alvo, a concorrência e os fornecedores. Basta acessar dados contidos em instituições de pesquisa renomadas, como IBGE. Pesquisar em campo também é uma forma brilhante de coletar informações valiosas a respeito dos hábitos de consumo e das preferências dos potenciais clientes da churrascaria.

Estrutura recomendada


A estrutura da churrascaria deve garantir fluidez às atividades características desse tipo de negócio. Além disso, o empreendedor deve primar pela segurança dos clientes dentro do contexto da pandemia. As mesas devem ser afastadas, um metro e meio, no mínimo, e o local deve ser bem ventilado, com pé direito alto. A área interna deve ser ampla, inclusive a da cozinha. Quanto ao piso, ele deve apresentar marcações para que todos mantenham uma distância segura ao se dirigirem ao balcão.

Melhor localização


Os melhores locais para a implantação da churrascaria são avenidas e bairros bem movimentados, ou mesmo regiões próximas a postos de combustível ou às margens de rodovias. Independentemente da localização, ela deve garantir aos clientes fácil acesso e estacionamento próprio. Tudo para proporcionar aos clientes comodidade, praticidade e segurança. Inclusive, no local, deve haver rampas para maior acessibilidade de cadeirantes e pessoas com problemas de locomoção.

Aquisição dos equipamentos


Os equipamentos devem ser de qualidade para otimizar as atividades operacionais da churrascaria. Além das mesas e cadeiras, o empreendedor deve investir em churrasqueira a gás ou a carvão, além de fogão e forno industrial, geladeira e freezer, balcão ou refrigerador expositor. Sem falar de utensílios de cozinha, panelas, formas, bandejas, tábuas de carne, facas para carne, afiador de facas profissional, espetos para churrasco, entre outros.

Contratação de funcionários


O sucesso da churrascaria depende da equipe de colaboradores contratada. Por esse motivo, "o empreendedor deve selecionar os melhores profissionais do mercado, que apresentem capacitação de qualidade", afirma José Zaharan Rodrigues Júnior, professor do Curso CPT Treinamento de Churrasqueiro. Inclusive, terceirizar os serviços é uma forma econômica de iniciar os negócios. Além do caixa, devem ser contratados garçons, churrasqueiros, cozinheiros, auxiliares de cozinha e auxiliar de serviços gerais.

Conheça os Cursos CPT da Área Cozinha Profissional:

Treinamento de Churrasqueiro

Profissional Avançado de Cozinha

Cozinha Brasileira

Fonte: Loja Brasil

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 11-01-2021 Gastronomia

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Como Empreender na Área de Alimentação em Tempos de Crise

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.