Como está o mercado de sorvetes no Brasil

O mercado de sorvetes busca produtos diferenciados, como sorvetes gourmet, sorvetes funcionais e gelatos

Como está o mercado de sorvetes no Brasil Quando consumido moderadamente, o sorvete é um alimento nutritivo, pois possui cálcio, vitaminas e proteína

No Brasil, das 8 mil empresas do mercado de sorvetes mais de 90% são micro e pequenas. Embora o consumo de sorvete tenha diminuído nos últimos anos, este é um mercado que se iguala ao de outros países. Entretanto, para aumentar as chances de sucesso do empresário, é preciso avaliar muito bem em que nicho investir. Além disso, o empreendedor deve seguir as tendências do mercado para direcionar os negócios. Realizar uma boa pesquisa de mercado é uma das melhores estratégias para enfrentar as mudanças com maior segurança e acerto.

Consumo de sorvete no país

O negócio é mais promissor em regiões com maior número de habitantes, que apresentam maior poder aquisitivo. Portanto, montar uma sorveteria em grandes centros urbanos pode ser uma oportunidade única para alcançar o sucesso. Segundo pesquisas, no Sudeste, o consumo de sorvete chega a 52%; no Nordeste, a 19%; no Sul, a 15%, no Centro-Oeste, a 9%; e no Norte, a 5%.

Tendências do mercado

Atualmente, predominam os sorvetes premium e gourmet - mais finos (sorvete de brownie); os sorvetes funcionais - com ingredientes ricos em vitaminas (sorvete de banana com mirtilo); e os sorvetes com frutas típicas brasileiras (sorvete de cupuaçu). As gelaterias também estão em alta, pois os brasileiros passaram a consumir gelato, produzido com ingredientes in natura, uma febre entre os italianos. A ordem do momento é diferenciar, ou seja, oferecer aos consumidores produtos autênticos e de qualidade.

Consumo de sorvete no inverno

Um fator favorável é que o consumo de sorvete, embora pequeno, tem aumentado durante o inverno, pois as pessoas passaram a enxergar o produto como um alimento nutritivo. Isso é devido ao marketing que muitas empresas têm feito ao mostrar que o sorvete é fonte de cálcio, vitaminas e proteína. Embora calórico, o sorvete, quando consumido moderadamente, é saudável.

Capacitação profissional

Outra tática interessante é preparar a empresa durante o inverno para iniciar as atividades no início de setembro. Dessa forma, é possível aproveitar o pico de vendas do verão e obter boa lucratividade. Sem falar que existem cursos de capacitação, que ensinam estratégias excelentes sobre o mercado de sorvetes. Vale a pena investir na reciclagem dos funcionários, assim como na do empresário. Os resultados são surpreendentes!

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 26-06-2017 Gastronomia

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