6 dicas para montar um delivery de sucesso

Montar um delivery de sucesso requer planejamento, organização e comprometimento com a qualidade dos serviços

6 dicas para montar um delivery de sucesso

Montar um delivery de sucesso requer planejamento, organização e comprometimento com a qualidade dos serviços. Este é um investimento relativamente baixo, que pode ser implantado na própria residência do microempreendedor. A demanda por entregas em domicílio aumentou com o isolamento social devido à pandemia. Atualmente, o consumidor deseja receber no conforto e na segurança do seu lar produtos diversos, desde pizzas até marmitas.

1. Segmento de atuação


Antes de montar o delivery, é importante escolher o segmento de atuação. Pizzas, sanduíches, petiscos, marmitas, itens de supermercados, produtos panificados, praticamente tudo pode ser entregue em casa. Quem possui um negócio já montado, pode contratar novos funcionários para os serviços de delivery, inclusive terceirizados. Já quem pretende começar do zero, pode adaptar uma área da residência, como garagem, e torná-la o coração da empresa.

2. Organização do espaço


Independentemente do segmento de atuação, o fluxo das atividades exige organização desde o recebimento dos pedidos até a entrega aos clientes. Se o fluxo de recebimento, montagem e entrega ocorrer de forma desorganizada, falhas podem ocorrer, como pedidos trocados, sem falar nos atrasos. Por isso, tudo deve acontecer como em uma fábrica, onde tudo segue uma linha de produção, que permite maior eficiência e agilidade dos processos.

3. Segurança alimentar


No delivery de comida, a segurança alimentar é um dos quesitos mais importantes, pois envolve a saúde do consumidor. Sendo assim, o preparo das refeições, dos petiscos e/ou dos lanches deve seguir as boas práticas de manipulação e conservação dos alimentos. Para isso, a equipe responsável pelo preparo deve apresentar qualificação profissional. Todos os cuidados necessários devem ser seguidos para que a comida chegue aos clientes em perfeitas condições.

4. Plataforma funcional


Além do recebimento dos pedidos pelo WhatsApp e pelas redes sociais, outra opção é desenvolver o próprio aplicativo de delivery. Atualmente, existem softwares com excelentes plataformas criadas especialmente para bares, lanchonetes e restaurantes delivery. Trata-se de um investimento com resultados promissores no futuro. Entretanto, o app deve ser funcional, dinâmico e intuitivo para o fácil e rápido acesso.

5. Agilidade na entrega


A logística do delivery deve acontecer de tal forma que os pedidos sejam recebidos, elaborados e entregues com o máximo de agilidade e eficiência. Além de uma equipe de funcionários bem treinada na recepção e montagem dos produtos, é fundamental contratar motoboys com boas referências no mercado, ou mesmo empresas especializadas nesses serviços, para que tudo seja distribuído com qualidade e rapidez.

6. Divulgação do delivery


A divulgação do delivery pode ser feita via Instagram, Facebook ou WhatsApp, todos opções acessíveis e econômicas. Entretanto, é indispensável saber explorar esses canais para atrair o maior número de clientes. Para isso, as páginas devem ser continuamente alimentadas com posts e vídeos sobre a empresa. Além disso, o conteúdo publicado deve ser relevante para que o público interaja efetivamente com o delivery.

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Fonte: Neemo e Sebrae

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 15-09-2020 Gastronomia

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