Trufas de chocolate: aprenda a fazer delícias recheadas

Trufas de chocolate: aprenda a fazer delícias recheadas. As trufas de chocolate receberam esse nome por lembrarem um tipo de cogumelo subterrâneo - uma rara iguaria da gastronomia mundial.

As trufas de chocolate receberam esse nome por lembrarem um tipo de cogumelo subterrâneo - uma rara iguaria da gastronomia mundial

Trufas de chocolate: aprenda a fazer delícias recheadas As trufas de chocolate são doces que recebem os mais diversos tipos de recheio, como nozes, avelã e ganache.

As trufas de chocolate são doces que recebem os mais diversos tipos de recheio - chocolate com creme de leite e conhaque, ganache, biscoitos com creme de Nutella, creme de baunilha, creme de maracujá, chocolate com cereja, coco com leite condensado, nozes, avelãs, gotas de licor, entre outras delícias de dar água na boca.

Elas receberam esse nome por lembrarem um tipo de cogumelo subterrâneo - uma rara iguaria da gastronomia mundial, existente há mais de três mil anos. As semelhanças vêm do tamanho, da cor, do formato arredondado e por serem envoltas em terra - do mesmo modo que o doce é envolto em cacau em pó.

Simples, práticas e saborosas, as trufas de chocolate encantam o paladar de todos - desde as tradicionais até as mais requintadas, com frutas e licores. Pensando nisso, ensinaremos o preparo de dois tipos de trufas deliciosas: trufas de chocolate branco com Serenata de Amor e trufas de mel no palito.

TRUFAS DE CHOCOLATE BRANCO COM SERENATA DE AMOR

Ingredientes:

->1 kg de chocolate branco para cobertura (picadinho);->1 lata de creme de leite;->10 bombons Serenata de Amor (picadinhos);->1 kg de cobertura de chocolate ao leite;->cacau em pó (a gosto).

Modo de preparo:

No banho-maria, derreta o chocolate branco com o creme de leite. Misture bem e deixe esfriar. Adicione os bombons picados, misture e leve à geladeira por, pelo menos, 3 horas. Para fazer as trufas, use 2 colheres (chá). Transfira a massa de uma colher para outra rapidamente e coloque as trufas em superfície forrada com papel-manteiga.

Derreta o chocolate ao leite, no micro-ondas, em potência média, por 1min30seg. Mexa bem e aqueça por mais 60 segundos até ficar uniforme (a temperatura deve chegar a 45°C). Banhe as trufas no chocolate e passe-as no cacau em pó. Leve-as à geladeira por 5 minutos.

TRUFAS DE MEL NO PALITO

Ingredientes:

->1 kg de chocolate meio amargo hidrogenado (picadinho);->2 colheres (sopa) de mel;->¾ xícara (chá) de creme de leite.

Modo de preparo:

Derreta 400 g de chocolate em banho-maria - com o creme de leite e o mel, até homogeneizar. Leve à geladeira, coberto com filme plástico, por 3 horas. Para fazer as trufas, use 2 colheres (chá). Transfira a massa de uma colher para outra rapidamente e coloque as trufas em superfície forrada com papel-manteiga.

Derreta o restante do chocolate (a temperatura deve chegar a 45°C). Banhe as trufas nesse chocolate, coloque-as em palitos e espete cada palito em uma placa de isopor. Leve-as à geladeira por 5 minutos ou deixe-as secar naturalmente.

Fontes: M de Mulher e Wikipédia.

Conheça o Curso a Distância CPT Produção de Bombons e Trufas, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Anísio Antônio da Silva, Chef especialista em chocolate.

Andréa Oliveira 08-09-2016 Como Fazer

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.