Tipo de hortas caseiras

Implante a horta caseira e tenha bons resultados

 

Tipo de hortas caseiras    Artigo CPT

''A horta caseira pode ser instalada em áreas ociosas de casas, chácaras, sítios, ou mesmo, em recipientes diversos (caixas, bandejas, sacos plásticos, etc.) em apartamentos das grandes cidades, podendo ser de diferentes tipos e tamanhos, em virtude da disponibilidade de espaço e recursos que se tenham disponíveis'', assim ensina o professor João Tessarioli do Curso CPT de Horta Caseira — Implantação e Cultivo.


A possibilidade de se poder consumir um produto "fresquinho" e com certeza de sua origem são fatores fundamentais que justificam, na maioria dos casos, o plantio de uma horta doméstica.

 

Em escala comercial, normalmente, produz-se um número menor de espécies de hortaliça, com uma tecnologia mais apurada, visando a uma alta produtividade, tendo sempre como balizamento uma rentabilidade que compense o trabalho e o capital investido na produção.


A produção caseira de hortaliças não tem esta preocupação constante com a produtividade e a lucratividade, sendo, entretanto, fundamental a qualidade, a variabilidade e a confiabilidade nos produtos produzidos.

 

HORTA LOCAL
Doméstica Fundo de casa, quintal, recipientes, chácaras e sítios
Comunitária Áreas maiores envolver várias pessoas que dividem o trabalho, as despesas e os produtos (clube, bairro, indústria, associação, etc.)
Escolar Finalidade educativa e produtiva. 


Uma característica básica deste tipo de horta é o cultivo de um grande número de espécies olerícolas. A olericultura é a ciência que estuda o cultivo das hortaliças. As hortaliças são plantas herbáceas, de ciclo curto e suas partes comestíveis podem ser utilizadas diretamente na alimentação humana, sem exigir nenhum tipo de industrialização.


Existe uma variedade muito grande de hortaliças, e as diferenças se referem ao tipo de planta, à maneira de produzi-las, à época de plantio e colheita e até ao modo de prepará-las. De algumas espécies se consomem as folhas, de outras, os frutos, as raízes, os tubérculos, as rizomas, as hastes, os talos e as flores.C


Conheça os Cursos CPT da Área Horticultura.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 01-08-2022 Como Fazer

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.