Saiba como fazer velas artesanais decorativas

Para ser um diferencial no mercado, é preciso criatividade e bom gosto no preparo das velas artesanais decorativas

Saiba como fazer velas artesanais decorativas

“As velas artesanais são elementos cada vez mais presentes na decoração. Esta é uma excelente oportunidade de negócio, pois exige baixo investimento e você pode trabalhar em sua própria casa. Entretanto, para ser um diferencial no mercado, é preciso explorar ao máximo os recursos disponíveis, além de ter criatividade e bom gosto no preparo das velas decorativas”, afirma Arlete Alves de Freitas, professora do Curso CPT a Distância e Online Como Fazer Velas Artesanais Decorativas.

Cuidado com a parafina!


Na manipulação da parafina, é fundamental extremo cuidado, pois como ela é um combustível autoinflamável, pode pegar fogo sozinha ao alcançar 190 °C. Em caso de incêndio, não use água para apagar as chamas. Retire a panela do fogo imediatamente e coloque uma tampa. Para derreter a parafina, a temperatura não precisa chegar a 190 °C, ela derrete a temperaturas entre 65 a 80 °C.

Adição de essência


Para fazer velas artesanais perfumadas, a recomendação da proporção de essência é a seguinte: entre 3 e 5% da quantidade usada de parafina. Não é necessário adicionar proporção maiores, pois a parafina absorve a essência até certo ponto. Caso contrário, você estará desperdiçando produto. Além disso, quando em excesso, a essência forma uma camada oleosa e falhas. Prefira essências bem concentradas, que garantam um resultado de qualidade.

Adição de ácido esteárico


No preparo das velas artesanais decorativas, a adição de ácido esteárico apresenta inúmeras funções. Além de facilitar a retirada das velas das forminhas, esse produto permite que as velas derretam com maior lentidão. Sem falar que o ácido deixa as velas bem mais resistentes. O recomendado pelos artesãos e artesãs de velas é usar até 40% de ácido esteárico para 60% de parafina.

Receita de vela com forma


Nesse receita, você pode usar 2 kg de parafina branca em pó; 100 ml de desmoldante; 10 m de pavio redondo; 50 ilhós de metal; pincel; termômetro; kit banho-maria com 3 peças; formas cilíndricas, quadradas ou em outro formato, anilina de várias cores; essência de vários aromas; acabamentos e outros.

Aqueça a parafina, em banho-maria, até liquidificar. Com a ajuda de um pincel, unte a forma com desmoldante. Coloque o ilhós no pavio centralizado no fundo da forma. Acrescente um pouco de parafina para prender o ilhós e aguarde até secar. Acrescente a parafina derretida na forma e bata levemente para eliminar as bolhas de ar.

Para nivelar a superfície da vela, devido à contração da parafina após o resfriamento, preencha com mais parafina. Por fim, deixe secar para desenformar a vela.

Receita de vela com balão


Encha um balão e dê um nó firme. Derreta a parafina até 80 °C e adicione anilina da cor desejada. Mergulhe o balão na parafina, várias vezes, até formar uma camada espessa. Depois, mergulhe o balão, na água fria, até a parafina endurecer. Com uma agulha, fure o balão cuidadosamente. Remova o balão e espere o total resfriamento da parafina.

Assim que a parafina esfriar, preencha o interior da forma oval com parafina a 60 °C. Mergulhe imediatamente em água fria. Quando começar a endurecer, coloque o pavio e nivele a base. Uma sugestão é usar cor mais clara, na parte de fora, e mais escura na parafina de preenchimento.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Como Fazer.

Leia o artigo "Dicas para fazer lindas velas artesanais".

Fonte: fazfacil.com.br

Andréa Oliveira 13-03-2019 Como Fazer

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.