Quer montar loja de artesanato? Saiba como

Montar loja de artesanato requer preparo e planejamento por parte do empreendedor, além de afinidade com o negócio

Quer montar loja de artesanato? Saiba como

Montar loja de artesanato requer preparo e planejamento por parte do empreendedor, além de afinidade com o negócio, independentemente do tipo e do porte da loja. O ponto comercial e o layout também são determinantes para o sucesso do empreendimento, assim como a divulgação nas redes sociais e demais canais de publicidade”, afirma Wânia Simões de Alencar, professora do Curso CPT a Distância e Online Artesanato em Palha de Milho - Bolsas, Caixas, Baús, Cestos, Bonecos e Outros.

Tipos de loja de artesanato


São vários os tipos de loja de artesanato existentes no mercado. O mais comum é a loja que comercializa artesanatos confeccionados pelo (a) proprietário (a) da loja. Outra opção é a loja onde são expostas peças de artesãs e artesãos compradas pelo (a) empreendedor (a) ou consignadas. Há também a loja especializada em materiais para confecção de artesanatos – desde colas especiais até tecidos e papéis variados.

Alguns empreendedores do ramo preferem abranger os três tipos de loja para potencializar as vendas e aumentar a rentabilidade do negócio. A estrutura e o layout da loja dependem do tipo do empreendimento escolhido. Portanto, definir o quanto antes este aspecto é fator decisivo para o empreendedor dar o pontapé inicial. Tudo deve ser bem planejado com o objetivo de reduzir, ao máximo, os riscos e viabilizar o negócio.

Ponto comercial, estrutura e layout


O ponto comercial deve apresentar bom fluxo de pessoas, como centros comerciais e bairros bem movimentados. A estrutura interna deve permitir o fácil deslocamento das pessoas (funcionários e clientes) para fácil acesso às peças e boa visualização dos artesanatos expostos. É indispensável pensar no layout da loja de artesanato: área de exposição das peças; área de estoque; área administrativa; e caixa com balcão para atendimento.

Escolher mobiliário (prateleiras e expositores) que una praticidade, funcionalidade e organização também é fator indispensável ao sucesso do empreendimento. Da mesma forma, é preciso investir em computador, impressora, máquina de cupom fiscal e máquina de cartão de débito/crédito. Outra dica importante é automatizar a loja de atresanato para garantir aos clientes rapidez e qualidade no atendimento.

Regulamentação da loja e contratação de funcionários


Para a regulamentação da loja de artesanato, o mais recomendado é contratar um bom contador. Esse profissional o ajudará no registro na Junta Comercial, na liberação do alvará de funcionamento, na emissão de CNPJ, na contratação de funcionários (trâmites legais), entre outros procedimentos. Se a loja apresentar pequeno porte, basta um atendente e um caixa. O empresário pode ficar responsável pela gestão dos negócios. Entretanto, é imprescindível buscar capacitação profissional de qualidade.

Divulgação do negócio para chamar clientes


A divulgação da loja de artesanato certamente aumentará a visibilidade da empresa no mercado. Para isso, as redes sociais (Facebook e Instagram) são uma ótima estratégia, pois são uma forma econômica e eficiente de marketing. Outra opção é desenvolver o site da loja de artesanato, que facilite o acesso aos produtos e converta as visitas em vendas. Panfletos, e-mail marketing e promoções também chamam clientes.

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Fonte: blog.wedologos.com.br

Andréa Oliveira 06-03-2019 Como Fazer

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