O que uma floricultura precisa?

Já pensou em comercializar flores? É uma ótima alternativa!

O que uma floricultura precisa?  Artigo CPT

O comércio de flores é tradicional e sempre está sendo requisitado, em qualquer lugar que seja todos querem a beleza das flores para alegrar o ambiente ou para homenagear alguém! O empreendimento precisa de uma estrutura específica para garantir sucesso, o professor José Geraldo Barbosa do Curso CPT de Como Montar uma Floricultura ensina como dar sequência nesse negócio.


Estrutura e montagem
Uma floricultura, como qualquer estabelecimento comercial, deve ser um ambiente agradável para quem frequentará, para os funcionários que ali vão para trabalhar e passar pelo menos um terço de suas horas diárias e para os clientes que vão para comprar. Para se montar uma floricultura devem ser observados quatro passos básicos, segundo o arquiteto Tânus Saab, das Floriculturas Vila Bella, de Itatiba, São Paulo.


1 — Localização da loja.
É importante que o ponto comercial ou a localização da loja seja em área de comércio, com fácil estacionamento para os clientes, principalmente.


2 — Apropriação da rua com o verde.
Isto é, expor externamente arranjos de folhagens e plantas, obedecendo, logicamente as disposições municipais sobre a ocupação de espaço público.


3 — Exposição adequada dos produtos.
Os produtos de uma floricultura são, além de flores, folhagens em arranjos e ornamentos, diversos acessórios e outros adereços, e produtos para jardinagem. Todos estes produtos devem estar muito bem expostos e organizados para atrair a atenção dos clientes.


4 — Qualidade no atendimento.
O cliente é o rei. Está máxima é válida para qualquer empreendimento comercial no qual se quer lograr êxito, principalmente para o comércio de flores. As flores têm apelo psicológico e, como tal, devem ser oferecidas ao consumidor e quase sempre para ocasiões. O florista deve estar evoluindo sempre na sua proposta de mercado, saindo da situação genérica e agregando uma carga “lúdica” ao produto.

Deve estar sempre inovando na forma de comunicar-se com o cliente. Por exemplo, se num mês não há uma data comercial ou famosa que motive as vendas, use anúncios, invente motivos para as pessoas oferecerem flores, aproveite comemorações locais de clubes, igrejas, empresas e faça promoções diversas. Ofereça, de fato, artigos, arranjos, cestas lindas, bonitas, variadas e motivem o cliente.


Uma estrutura básica poderia ter:

1 — Recepção com vitrine e área de exposição de flores. Para a exposição das flores, pode se usar prateleiras, bancadas ou pedestais.
2 — Área de atendimento, com exposição de artigos e acessórios como cartões, sachês e outros objetos. Sala de espera e uma mesa ou balcão de atendimento. Telefone, computador, fax.
3 — Escritório, vestiário e sanitários.
4 — Oficina com bancada de trabalho e armário para ferramentas como tesouras turquesas, facas, luvas, tesouras de poda e outros.
5 — Depósito com câmara fria.


Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Empresas.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 28-03-2022 Como Fazer

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.