Dicas para fazer lindas velas artesanais

Para fazer belas velas artesanais, é preciso o conhecimento de técnicas, além da criatividade do artesão

Dicas para fazer lindas velas artesanais Com criatividade e bom gosto, é possível fazer lindas velas artesanais e lucrar com isso.

"As velas artesanais são elementos ainda mais presentes na decoração e a sua demanda está cada vez mais em alta. Esta é uma excelente oportunidade de negócio, pois exige baixo investimento e você pode trabalhar em sua própria casa", afirma Arlete Alves de Freitas, professora do Curso a Distância CPT Como Fazer Velas Artesanais Decorativas, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Entretanto, é imprescindível investir em capacitação profissional para aprimorar as técnicas e se reciclar, pois o mercado de velas artesanais é bastante competitivo. Além disso, é preciso ser criativo e inovador para se diferenciar dos demais. Dessa forma, as belas velas decorativas ganharão ainda mais clientes, o que aumentará a rentabilidade da empresa e o sucesso dos negócios.

Invista em equipamentos básicos, mas essenciais

->Termômetros;->Vidros refratários;->Moldes comerciais diversos;->Panela para banho-maria (comum ou elétrica);->Corantes diversos à base de água;->Cortadores diversos;->Formas de alumínio;->Colheres de pau;->Pavios parafinados;->Latas reutilizáveis;->Balcão para trabalhar as velas.

Manipule a parafina quente com muito cuidado

Como a parafina é um combustível, é preciso cautela na manipulação. Quando ela alcança 190 °C, pode se autoinflamar. Caso isso aconteça, jamais use água para apagar o fogo. Basta desligar a chama do fogão e tampar o recipiente.

Obedeça à temperatura de derretimento da parafina

Em geral, a mistura de parafina com essência derrete entre 65 e 80°C. Se ultrapassar essa temperatura, a essência evapora. Por outro lado, se a temperatura estiver abaixo dessa casa, a parafina solidifica. Portanto, é preciso muita precisão e atenção nessa fase de elaboração da vela.

Obedeça à porcentagem de essência

A porcentagem de essência deve chegar entre 3 e 5% do volume de parafina. É importante lembrar que a parafina absorve a essência em uma proporção limitada. Por isso, exagerar só aumenta os custos de produção. Além disso, essência em excesso forma oleosidade na base da vela e deformações. O que vale é a concentração da essência, não a quantidade. Por isso, compre essências de qualidade, bem concentradas.

Obedeça à proporção de ácido esteárico

Alguns artesãos utilizam ácido esteárico para facilitar a retirada da vela da forma. Outra vantagem do ácido é aumentar a resistência da vela. O ideal é utilizar 40% de ácido esteárico para 60% de parafina. Embora aumente o custo de produção, o produto final ganha no padrão de qualidade.

Dicas para fazer vela flocada

Faça cubinhos de parafina com variedades de cores. Coloque-os na forma com o arame centralizado onde virá posteriormente o pavio. Adicione a parafina branca derretida a 70°C até cobrir por completo dos cubinhos coloridos. Espere que a vela esfrie para retirar da forma. A essência deve ser colocada apenas na parafina branca e não nos cubinhos.

Fonte: Faz Fácil.

Andréa Oliveira 22-06-2017 Como Fazer

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.