Monte agora fábrica de cosméticos artesanais em casa

Especialmente, os cosméticos naturais têm apresentado grande demanda por serem diferenciados e originais

Monte agora fábrica de cosméticos artesanais em casa

“São considerados cosméticos os produtos para embelezar e higienizar o corpo. Especialmente, os cosméticos naturais têm apresentado grande demanda por serem diferenciados e originais”, ressalta Eliana Aparecida Rodella, especialista em Cosmetologia e professora do Curso CPT Fabricação de Cosméticos - Linha Básica. Em tempos de crise, uma ótima opção é montar fábrica de cosméticos artesanais na própria residência. Além do baixo investimento, o empreendedor pode vender seus produtos sem sair de casa. Já o faturamento mensal pode chegar a R$5 mil (ou mais).

Licença da Anvisa


Formalizar a fábrica de cosméticos artesanais é uma forma de estar em dia com a legislação vigente, além de conseguir benefícios, como crédito e financiamento próprios para microempreendedores. Inicialmente, é preciso procurar os órgãos de vigilância sanitária (municipal ou estadual) da região de implantação do negócio. Essa obrigatoriedade é porque os cosméticos podem colocar em risco a saúde da população quando produzidos de forma inadequada.

O instrumento legal que regula o setor de cosméticos é a Lei nº 6.360 de 1976, que obriga a microempreendimentos, empreendimentos familiares rurais e outros da categoria a retirarem a licença sanitária antes da instalação da fábrica. Além dessa exigência, deve ser seguida a Instrução Normativa nº 16/2017 (Anvisa). Caso contrário, a pequena indústria de cosméticos não poderá inaugurar suas atividades, além de outros problemas.

Demanda por cosméticos artesanais


Os consumidores de cosméticos artesanais buscam preços mais acessíveis, aliados à qualidade dos produtos. Como fabricar cosméticos em casa reduz os custos com investimento, os preços finais são baixos quando comparados a cosméticos fabricados em grandes indústrias. Além disso, não é necessária a contratação de mão-de-obra, pois a produção artesanal dos cosméticos apresenta escala menor.

Outro fator determinante da grande demanda por cosméticos fabricados artesanalmente é a originalidade dos produtos. Inclusive eles podem ser personalizados conforme o gosto de cada um. Com isso, o microempreendedor conquista clientes, ainda que em menor número, mas fiéis à marca. Com o passar do tempo, certamente a demanda aumentará e será necessário expandir os negócios.

Vantagens dos cosméticos artesanais


Os cosméticos artesanais são autênticos e diferenciados. Eles usam matéria-prima vegetal, a maior parte orgânica e sem química. Além disso, alguns apresentam princípios fitoterápicos, que beneficiam a saúde humana. Ademais, os produtos embelezadores naturais são uma forma sustentável de ganhar dinheiro, sem exploração animal nem impactos no meio ambiente. Sem falar na flexibilidade de horários, comodidade e segurança de trabalhar no conforto do lar, sem enfrentar o trânsito caótico nem gastar combustível.

Sugestões de cosméticos para vender


Atualmente, cosméticos naturais com maior demanda são sabonetes artesanais. Entretanto, o que condicionará a linha de produtos da microindústria serão os clientes. Para isso, basta produzir apenas sabonetes com essências, cores e texturas variadas. Também deve-se investir em embalagens bonitas e de bom gosto. Gradualmente, novos produtos para o público feminino e masculino podem ser acrescentados.

Após análise do público-alvo, outros cosméticos artesanais podem ingressar no mercado consumidor de sua região, como: repelentes contra mosquitos; aromatizantes para carro; sachês para armários; sais de banho aromáticos; xampus em barra; condicionadores em barra; cremes para mão, rosto e corpo; máscaras faciais; máscaras capilares; demaquilantes; pomadas para barba; óleos para barba; produtos fitoterápicos; produtos para bebês e outros.

Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Indústrias:

Fabricação de Cosméticos - Linha Básica

Fabricação de Cosméticos II - Linha Específica

Como Administrar Pequenas Indústrias

Fontes: Negócio Descomplicado - negociodescomplicado.com.br
RME - rme.net.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 07-05-2020 Beleza

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Panorama Geral do Empreendedorismo

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.