Dicas imperdíveis para montar barbearia

Para montar barbearia, é essencial realizar uma boa pesquisa de mercado e contar com capital suficiente para o bom funcionamento dos negócios

Dicas imperdíveis para montar barbearia A barbearia é um dos empreendimentos mais tradicionais do mundo, que tem ganhado destaque no mundo moderno

Um dos empreendimentos mais tradicionais do mundo, a barbearia tem conquistado o homem moderno e tornou-se um negócio bastante promissor. Entretanto, antes da abertura, é preciso avaliar os pros e os contras do investimento, além de contar com o capital disponível para tal. Tudo deve ser adicionado no planejamento – desde os custos com reforma até a contratação de funcionários. Do mesmo modo, deve ser realizada uma boa pesquisa de mercado para avaliar a viabilidade do negócio.

“Uma forma bem segura de começar o negócio é por meio do sistema de franquias. Principalmente se o empreendedor não tiver know-how”, afirma Carlos Ruben Pinto, professor do Curso a Distância CPT Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online. Com isso, os riscos são reduzidos, pois as chances de acerto são maiores. As franquias dão consultoria ao franqueado, além de capacitação profissional. Outra vantagem é em relação ao ponto comercial - estrategicamente escolhido para que o negócio cresça o mais rápido possível.

Para barbearias de porte pequeno, o investimento inicial gira em torno de R$ 120 mil (valor da franquia de R$ 30 mil). As projeções de retorno indicam de um a dois anos. Entretanto, é importante escolher uma boa franqueadora. O ideal é que esteja no mercado três anos no mínimo. Da mesma forma, é fundamental pesquisar o histórico da franquia e avaliar os rendimentos médios dos franqueados antigos.

Como deve ser a estrutura da barbearia?

Os serviços oferecidos influenciam na estrutura do negócio. Portanto, estude muito bem esses aspectos para instalar a barbearia. Se for de pequeno porte, 33 m² são suficientes. Mas é preciso dividir o espaço em área de espera (com poltronas), banheiro (inclusive para clientes), além de área de depósito de produtos e materiais (necessariamente isolada das demais). Muitas barbearias contam com TV e som ambiente para tornar o local aprazível e aconchegante aos clientes.

Alguns negócios mais requintados oferecem café espresso e cervejas artesanais (um meio excelente de agregar valor ao empreendimento). Lembre-se de climatizar o ambiente para o conforto e bem-estar dos clientes nos dias mais quentes. Se houver mais de um assento, cada um deve possuir máquina de cortar cabelos, tesouras (cortar e desfiar), navalhete, pente e escova, além de aventais e toalhas.

Quais serviços podem ser oferecidos?

Para se destacar das demais barbearias, é essencial ser um diferencial no mercado. Isso atrai clientes locais e de outras regiões. Como sugestão, ofereça serviços diversos, como vários cortes de barba, cortes de cabelo descolados, hidratação em barbas e cabelos, tinturas e, até mesmo, serviços de manicure e esteticista. Para aprimorar as técnicas, é importante fazer cursos de capacitação profissional. Dessa forma, os serviços serão realizados com qualidade e os clientes ficarão satisfeitos.

Lembre-se de que o homem moderno está muito mais vaidoso e preocupado com a beleza. Por isso, é fundamental inovar. Algumas barbearias oferecem serviços de depilação e podologia. Outras comercializam cosméticos específicos para barba, como pomadas modeladoras, xampus e cremes hidratantes.

Fontes: Montar um Negócio e Revista Cabelos & Cia.

Andréa Oliveira 21-06-2017 Beleza

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.