Passos para abrir sua fábrica de chocolates

Passos para abrir sua fábrica de chocolates. O mercado brasileiro de chocolate possui um grande potencial, com diversificação extensa de produtos.

Alguns passos para abrir sua fábrica de chocolates são fundamentais para o sucesso do empreendimento

Passos para abrir sua fábrica de chocolates O mercado brasileiro de chocolates possui um grande potencial, com diversificação extensa de produtos.

Alguns passos para abrir sua fábrica de chocolates são fundamentais para o sucesso do empreendimento. Antes de tudo, é preciso avaliar os riscos e analisar a viabilidade do negócio. Para isso, é necessário um planejamento eficiente, além de uma série de cuidados - comuns a todo empreendedor que deseja ser bem-sucedido. Você já tem uma vantagem inicialmente: o chocolate é o doce mais comercializado no mundo, com alto valor no mercado.

Segundo a professora Cecília Leci Corrêa, do Curso CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Produtos de Chocolate, o mercado brasileiro de chocolate possui um grande potencial, com diversificação extensa de produtos - desde a produção de chocolates comercializados em embalagens sofisticadas (conveniências, supermercados, confeitarias), até chocolates feitos sob encomenda para lojas e eventos (casamentos, aniversários, formaturas).

Passo 1: Plano estratégico de mercado, concorrência e atuação

Pense onde sua fábrica de chocolates atuará, se como fornecedora ou como chocolateria. Assim que decidir, você poderá começar a pesquisa de mercado para que você avalie melhor o perfil do consumidor que será seu potencial cliente.

Visite algumas empresas já estabelecidas no mercado, faça perguntas, colete o maior número de informações possível. Isso o ajudará a avaliar a concorrência e a viabilidade do negócio na região onde pretende iniciar sua fabricação de chocolates.

Junte todos os dados coletados e elabore um bom plano de negócios. Nele, você deverá considerar vários aspectos relevantes, como localização ideal, canais para desenvolver o marketing da empresa e crédito para compra de equipamentos, contratação de funcionários, entre outros.

Passo 2: Estrutura da fábrica e equipamentos

O porte da fábrica determinará a estrutura a ser instalada e os equipamentos a serem comprados. Recomendamos que separe a estrutura em áreas: cozinha (industrial), recepção, banheiro e vestiário. Se optar por chocolateria, serão necessários um espaço para o balcão refrigerado e para a caixa registradora.

Para iniciar a produção de chocolates, são necessários alguns equipamentos e utensílios básicos, como: panelas, espátulas, facas (raspagem do chocolate), assadeiras, formas, moldes, termômetros (ambiente e culinário), centrífuga, micro-ondas, derretedeira elétrica, fogão, refrigerador, além de mesa de mármore.

Passo 3: Contratação dos funcionários

No início, serão necessários três funcionários (fábrica de porte pequeno). São eles:

->Chocolateiro (responsável pela temperagem do chocolate e confecção dos deliciosos produtos, como bombons e trufas);

->Embalador (responsável pela embalagem e decoração do produto final);

->Administrador e negociante (responsável pela gestão da fábrica e pela comercialização dos produtos) - em geral, isso é feito pelo dono da fábrica.

*Assim que os negócios deslancharem, o ideal é contratar alguém que auxilie nessas funções (administrar e comercializar) para evitar sobrecarga de demanda.

Fonte: Franquia Empresa.

Andréa Oliveira 17-03-2016 Artigos que abordam as diversas áreas do conhecimento

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.