O lucrativo mundo das padarias artesanais

Uma característica marcante das padarias artesanais existentes no país é o consumo dos produtos no próprio local.

Uma característica marcante das padarias artesanais existentes no país é o consumo dos produtos no próprio local

O lucrativo mundo das padarias artesanais Você pode se tornar um empreendedor bem-sucedido e reconhecido no ramo das padarias artesanais.

Hoje, cada vez mais, as pessoas procuram produtos de panificação e confeitaria feitos artesanalmente. A demanda no mercado é excelente, com estimativas de faturamento de mais de R$50 mil por mês. De fato, esta pode ser uma oportunidade única de se tornar um empreendedor bem-sucedido e reconhecido no ramo. Não é coincidência que muitos acreditaram no lucrativo mundo das padarias artesanais. Eles investiram seus sonhos nos negócios e transformaram tortas, doces, pães, lanches e refeições em dinheiro.

Uma característica marcante das padarias artesanais existentes no país é o consumo dos produtos no próprio local. Os clientes preferem degustar os quitutes na própria padaria para aproveitar o frescor dos alimentos recém-saídos do forno ou do fogão.

Por isso, a padaria deve ser ampla, com área reservada para um bom número de mesas e cadeiras. Também são necessárias uma área para a cozinha e outra para expor os produtos, além de balcão de atendimento e banheiros feminino e masculino para clientes e funcionários.

Como a padaria é artesanal, a decoração rústica é perfeita, contanto que seja de bom gosto e remeta às padarias de antigamente (tradicionais). O importante é ser aprazível e acolhedora para que os clientes possam se sentir em casa.

Em geral, no início, o investimento de uma padaria artesanal é praticamente o mesmo de uma padaria convencional. Além da decoração, é preciso fazer a reforma do local para acoplar equipamentos e máquinas para a produção. Da mesma forma, é necessário contratar uma boa equipe de funcionários - desde o padeiro até o atendente de balcão (encargos trabalhistas).

Quem frequenta padarias artesanais busca algo inovador, criativo e atrativo. Isso vale para tudo o que é produzido na padaria - dos pães às tortas doces. Portanto, é preciso criar nos produtos uma marca caseira e artesanal. Bolo de cenoura da mamãe Benta, pão de queijo da vovó Anastácia, torta salgada da tia Rita, coxinha da vovó Ana. Enfim, até mesmo o nome dos produtos deve passar uma mensagem familiar e tradicional aos clientes.

Outra dica é aproveitar a sazonalidade de alguns produtos, como caldos diversos para o inverno, ou ainda broa de fubá, pé-de-moleque, canjica doce e pipoca para o período das Festas Juninas. A tapioca e o cuscuz paulista podem fazer parte dos produtos caseiros regionais.

Da mesma forma, pode ser explorada a cozinha internacional - com massa caseira tradicional, ou ainda de espinafre, beterraba e cenoura (culinária italiana) ou tacos com fajitas (culinária mexicana). Ambas opções lucrativas para servir na padaria no horário de almoço - principalmente nas grandes capitais onde todos buscam refeições rápidas.

Fonte: Montar um Negócio.

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Andréa Oliveira 13-12-2016 Artigos que abordam as diversas áreas do conhecimento

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