Loja de alimentos a granel - invista nessa ideia

Loja de alimentos a granel - invista nessa ideia. Quem já frequentou um ambiente assim certamente teve uma experiência única. Portanto, este é um negócio com estimativas de crescimento e ótima rentabilidade.

As lojas de alimentos a granel encantam e conquistam cada vez mais clientes, que buscam esse tipo de comércio pelo prazer de escolher os alimentos na hora

Loja de alimentos a granel - invista nessa ideia Na sua loja a granel, sempre providencie novos alimentos e proporcione aos clientes variedade de itens.

A loja de alimentos a granel é uma ideia bastante lucrativa de negócio. Desde o tempo de nossos avós, os empórios eram ambientes onde se vendia de tudo - grãos diversos, ervas aromáticas, chás, especiarias, farinhas de todos os tipos - enfim, um show de aromas, cores e sabores. Ainda hoje, os empórios encantam e conquistam cada vez mais clientes, que buscam lojas dessa modalidade pelo prazer de escolher os alimentos na hora - vendidos a granel.

Quem já frequentou um ambiente assim certamente teve uma experiência única. Portanto, este é um negócio com estimativas de crescimento e ótima rentabilidade. Então, ficou animado de montar uma loja de alimentos a granel? Pois bem, daremos algumas dicas que farão seu negócio crescer e prosperar no mercado.

Contrate funcionários bem treinados e atenciosos

O atendimento aos clientes de lojas de alimentos a granel deve ser personalizado e de qualidade. Para isso, os funcionários devem ser atenciosos, além de se manterem em contínuo treinamento e atualização. Eles devem conhecer a fundo os produtos do empório para que os clientes saibam o valor do que estão comprando. Dessa forma, ao saber as particularidades dos produtos, os funcionários podem oferecer novidades aos clientes e aumentar as vendas.

Avalie a viabilidade do negócio em sua região

Toda loja de sucesso é embasada em um plano de negócios prévio, bem estruturado.  Nele, o empreendedor pode visualizar as vantagens do negócio e avaliar a sua viabilidade na região onde ele será implantado. Além disso, é importante realizar pesquisas para ver se, no local, há consumidores com potencial de compra a granel. Desenvolva pesquisas na área e aproveite para averiguar se existem concorrentes próximos a seu futuro negócio - em um raio de 40 km aproximadamente.

Coordene a inauguração para a sua loja ser conhecida

Com tudo planejado e a legislação em dia, coordene a inauguração de seu empório. Essa etapa é essencial para que os potenciais clientes conheçam sua loja. Esteja aberto a sugestões - em especial, quanto aos produtos que eles comprariam em sua loja. Seja simpático e peça que os funcionários conversem com o público para saberem seus principais anseios em relação ao novo comércio.  Deixe bem claro que sua loja possui um diferencial no mercado, que os clientes são importantes e que suas necessidades serão atendidas. Com isso, você cria laços com os consumidores e dá um passo adiante para torná-los seus fiéis clientes.

Permita que os clientes se sintam à vontade para escolher os produtos

Estruture a loja de alimentos a granel de forma que todos os clientes possam ter livre acesso aos produtos. Disponha cada funcionário em um ponto específico do empório para que nenhum cliente fique perdido e com dúvidas quanto aos produtos.  Tenha o maior número de alimentos a granel possível. Conforme forem surgindo pedidos, tente providenciar novos alimentos e proporcionar aos clientes variedade de itens. Permita que os clientes selecionem e embalem os próprios alimentos - sob supervisão do funcionário. Mas é importante que o cliente fique à vontade.

Feche parcerias com fornecedores de qualidade e idôneos

A rotatividade de produtos em lojas de alimento a granel é grande. Portanto, é vital que não faltem itens para os consumidores. Para isso, feche parcerias com fornecedores ágeis na entrega de produtos. Outro aspecto fundamental é a idoneidade do fornecedor para que toda a mercadoria permaneça no padrão de qualidade pretendido. Antes de fechar negócio visite os fornecedores e distribuidores locais. Nessa etapa, negocie preços, prazos e feche acordos fixos para que os produtos sejam de pronta entrega. Assim, você nunca ficará na mão.

Fonte: Ehow.

Conheça o Curso a Distância CPT Como Administrar Pequenas Empresas, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Hélvio Tadeu Cury Prazeres, Mestre em Marketing, Sistemas de Informação e Processo Decisório.

Andréa Oliveira 07-10-2016 Artigos que abordam as diversas áreas do conhecimento

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.