“A cachaça brasileira é a bebida alcoólica de maior produção no mundo com um bilhão de litros por ano. Seguindo a cerveja, a pinga é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil, com mais de 70 milhões de doses diárias.
Sendo assim, abrir cachaçaria é uma ótima oportunidade de negócio”, afirma José Benício Paes Chaves, professor do Curso CPT Cachaça - Produção Artesanal de Qualidade.
O destilado da cana tornou-se uma bebida mais refinada. Atualmente, no mercado, há cachaças diferenciadas, feitas artesanalmente, algumas delas produzidas com cana orgânica como matéria-prima.
Com isso, os produtores de cachaça conseguiram agregar maior valor ao produto, o que aumentou o preço comercial da bebida no mercado interno e externo.
Escolha do ponto comercial
O ponto comercial deve se concentrar em locais com bom fluxo de pessoas, como centros comerciais e bairros movimentados. Além do fácil acesso à cachaçaria, os clientes devem contar com estacionamento próximo ao estabelecimento.
Para clientes que usam transportes públicos, é importante a proximidade de pontos de ônibus ou centrais de metrô. A rua deve ser bem pavimentada, iluminada e segura.
Parceria com fornecedores
Minas Gerais é uma das maiores produtoras de cachaça, além de ser uma das principais fornecedoras da bebida. Os mineiros contam com uma grande variedade de cachaças, com aromas, sabores e marcas diferenciados. Sendo assim, é importante que o dono da cachaçaria pesquise os melhores fornecedores dessa região.
Eles devem fornecer cachaça de qualidade, que atenda à demanda da sua empresa.
Clientes mais comuns
Para avaliar o perfil dos clientes da cachaçaria, é indispensável realizar uma pesquisa de mercado minuciosa, na qual devem ser considerados os hábitos de consumo, a classe social e o poder aquisitivo dos entrevistados.
Dessa forma, torna-se mais fácil identificar as marcas de cachaça preferidas e saber se os consumidores estão dispostos a pagar mais por cachaças diferenciadas, como cachaça artesanal e cachaça orgânica.
Estudo da concorrência
Uma recomendação importante: preferencialmente escolher o raio de atuação da cachaçaria onde não houver concorrentes.
Entretanto, ainda assim, o empreendedor da nova cachaçaria deve avaliar os serviços oferecidos por outras cachaçarias, até mesmo em outras regiões do país.
Além disso, é interessante saber onde a concorrência compra as cachaças, quais as marcas mais vendidas e os preços oferecidos aos clientes.
Divulgação da cachaçaria
A inauguração da cachaçaria com degustação da bebida e palestra de um especialista é uma ótima forma de divulgar o negócio.
Promoções e brindes divulgados nas redes sociais também atraem grande número de pessoas. Com o tempo, os próprios clientes chamarão novos clientes.
Se o atendimento e a qualidade dos produtos superarem as expectativas dos clientes, a cachaçaria será bem-sucedida no mercado.
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Fonte: novonegocio.com.br
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