Vai abrir cachaçaria? Confira as dicas e alcance o sucesso!

Abrir cachaçaria é uma ótima oportunidade de negócio, pois a demanda pela bebida aumenta a cada ano

Vai abrir cachaçaria? Confira as dicas e alcance o sucesso!

“A cachaça brasileira é a bebida alcoólica de maior produção no mundo com um bilhão de litros por ano. Seguindo a cerveja, a pinga é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil, com mais de 70 milhões de doses diárias.

Sendo assim, abrir cachaçaria é uma ótima oportunidade de negócio”, afirma José Benício Paes Chaves, professor do Curso CPT Cachaça - Produção Artesanal de Qualidade.

O destilado da cana tornou-se uma bebida mais refinada. Atualmente, no mercado, há cachaças diferenciadas, feitas artesanalmente, algumas delas produzidas com cana orgânica como matéria-prima.

Com isso, os produtores de cachaça conseguiram agregar maior valor ao produto, o que aumentou o preço comercial da bebida no mercado interno e externo.

Escolha do ponto comercial


O ponto comercial deve se concentrar em locais com bom fluxo de pessoas, como centros comerciais e bairros movimentados. Além do fácil acesso à cachaçaria, os clientes devem contar com estacionamento próximo ao estabelecimento.

Para clientes que usam transportes públicos, é importante a proximidade de pontos de ônibus ou centrais de metrô. A rua deve ser bem pavimentada, iluminada e segura.

 

Parceria com fornecedores


Minas Gerais é uma das maiores produtoras de cachaça, além de ser uma das principais fornecedoras da bebida. Os mineiros contam com uma grande variedade de cachaças, com aromas, sabores e marcas diferenciados. Sendo assim, é importante que o dono da cachaçaria pesquise os melhores fornecedores dessa região.

Eles devem fornecer cachaça de qualidade, que atenda à demanda da sua empresa.

 

Clientes mais comuns


Para avaliar o perfil dos clientes da cachaçaria, é indispensável realizar uma pesquisa de mercado minuciosa, na qual devem ser considerados os hábitos de consumo, a classe social e o poder aquisitivo dos entrevistados.

Dessa forma, torna-se mais fácil identificar as marcas de cachaça preferidas e saber se os consumidores estão dispostos a pagar mais por cachaças diferenciadas, como cachaça artesanal e cachaça orgânica.

 

Estudo da concorrência


Uma recomendação importante: preferencialmente escolher o raio de atuação da cachaçaria onde não houver concorrentes.

Entretanto, ainda assim, o empreendedor da nova cachaçaria deve avaliar os serviços oferecidos por outras cachaçarias, até mesmo em outras regiões do país.

Além disso, é interessante saber onde a concorrência compra as cachaças, quais as marcas mais vendidas e os preços oferecidos aos clientes.

 

Divulgação da cachaçaria


A inauguração da cachaçaria com degustação da bebida e palestra de um especialista é uma ótima forma de divulgar o negócio.

Promoções e brindes divulgados nas redes sociais também atraem grande número de pessoas. Com o tempo, os próprios clientes chamarão novos clientes.

Se o atendimento e a qualidade dos produtos superarem as expectativas dos clientes, a cachaçaria será bem-sucedida no mercado.

 

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Fonte: novonegocio.com.br

Andréa Oliveira 22-04-2019 Agronegócio

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