Segredos para montar uma queijaria de sucesso

No Brasil, os queijos mais produzidos nas queijarias são muçarela e prato, além dos requeijões cremoso e culinário

Miniguia fácil para montar uma queijaria de sucesso

No Brasil, as queijarias mais famosas estão, em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, onde se concentra a maior parte da produção de queijos de todo o território nacional. “Os que apresentam maior demanda são os queijos muçarela e prato, além dos requeijões cremoso e culinário”, afirma Juliano Gomide Souza, especialista em laticínios e professor do Curso CPT Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade.

Amplamente aceitos no mercado nacional, esses queijos produzidos artesanalmente ganham ainda mais valor agregado quando recebem o Selo Arte do IMA. Para tanto, as queijarias artesanais devem seguir as rigorosas exigências da lei de fiscalização sobre fabricação de queijos. Afinal, como os queijos artesanais são produtos naturais, sem conservantes, podem ser contaminados por microrganismos patogênicos e colocar a saúde do consumidor a sério risco.

Confira alguns segredos para montar uma queijaria de sucesso:

Qual o investimento inicial e faturamento?


Montar uma queijaria de porte médio requer um investimento inicial de R$ 35 mil, com gastos em reformas, aquisição de equipamentos e matéria-prima, contratação do queijeiro e pagamento de tributos e taxas para a legalização do negócio. Entretanto, o retorno do capital é rápido. Como exemplo, se a queijaria produzir 1 tonelada de queijo por mês, o faturamento pode alcançar até R$ 10 mil.

Quais os equipamentos necessários?


Para viabilizar o funcionamento da queijaria, são necessários os seguintes equipamentos: pasteurizadores (realizam a pasteurização do leite, para eliminação de microrganismos por aquecimento e resfriamento); freezers refrigeradores (realizam a refrigeração do leite in natura, a 4°C, ou menos, até a comercialização); equipamentos de limpeza, como jatos de compressão e extensas mangueiras.

Qual a estrutura necessária?


A estrutura da queijaria deve ser dividida em setores, dentre eles, sala para a recepção do leite; cozinha industrial; câmara de cura; câmara de conservação; sala de maturação; armazém de depósito dos queijos prontos; sala de embalagem; além de vestiários e banheiros (feminino e masculino) para os funcionários; bem como escritório.

Quantos funcionários contratar?


Para escala de produção de 1 tonelada de queijos, são necessários 3 a 5 funcionários, com capacitação em fabricação de queijos (queijeiros profissionais). Todos também devem se qualificados em higienização e conservação na indústria de alimentos. Uniformes, aventais, luvas, botas e toucas são essenciais para a manutenção da sanidade da fábrica.

Exigências estruturais


Como requisitos principais para funcionamento da queijaria, temos: estrutura com área mínima de 50 m²; distância mínima de 50 metros de fossas ou currais; paredes azulejadas até 2 metros de altura ou até o teto; pisos tipo Pei-5, anticorrosivos, antiderrapantes e laváveis; teto com forro de PVC; panelas e utensílios de aço inox.

Conheça os Cursos CPT da Área Laticínios:

Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade

Produção de Queijo do Reino, Cottage, Coalho e Ricota

Produção de Queijos Minas Frescal, Mussarela e Gouda

Fonte: Franquia Empresa - franquiaempresa.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 03-07-2020 Agronegócio

Faça já o Download Grátis

Download brinde Infográfico Como Montar um Minilaticinio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.