Investir em fábrica de polpa de frutas é um bom negócio

A fabricação de polpa de frutas é um dos negócios mais rentáveis do setor de alimentos

Investir em fábrica de polpa de frutas é um bom negócio

Investir em fábrica de polpa de frutas é um bom negócio. A fabricação da polpa é um dos negócios mais rentáveis do setor de alimentos, com grande demanda, devido à praticidade no preparo do produto e à adoção de hábitos saudáveis por parte do consumidor. Além disso, “o mercado de polpa de frutas está em contínua expansão, sendo um dos que mais gera empregos no país”, afirma Raimundo Camelo Mororó, professor do Curso a Distância CPT Como Montar Uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas em Livro+DVD e Online.

O Brasil é um dos países com maior variedade de frutas do mundo, indo das frutas mais convencionais - como laranja, banana e maçã, até as frutas mais exóticas - como bacuri, pitaia e mangostão. Fabricar polpa de frutas das mais diversas regiões do país, principalmente as vindas do Norte e Nordeste, permite às pessoas, onde quer que estejam, o consumo de frutas que jamais imaginavam existir.

Os principais compradores de polpa de frutas são as sorveterias, as lanchonetes, os bares, os restaurantes, os hotéis, as pousadas, as padarias e as confeitarias. Na verdade, a polpa da fruta pode ser usada não apenas no preparo de sucos e drinks, como também no preparo de tortas e bolos, ou na fabricação de sorvetes.

Regulamentação


A regulamentação da fábrica de polpa de frutas tem início na Junta Comercial para a abertura da empresa. Em seguida, é importante providenciar a Licença dos Bombeiros, além da Licença Ambiental e Licença de Funcionamento. Depois, o empresário deve tirar o CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, na Secretaria da Receita Federal. Embora esse procedimento possa ser feito na internet, ele depende da prévia análise dos dados cadastrais para aprovação.

Localização


A primeira recomendação é que o local da fábrica de polpa de frutas seja próximo aos fornecedores. Isso porque a matéria-prima para fabricar a polpa são frutas frescas, geralmente fornecidas por Ceasas. Estes oferecem preços bem mais acessíveis ao empreendedor, devido ao volume e frequência de compras. O ideal é que a fábrica de polpas esteja localizada de modo que as frutas sejam transportadas o mais rápido possível.

Estrutura


Para montar a fábrica de polpa de frutas, basta uma estrutura de 200m², principalmente se o porte da indústria for menor. A área total deve ser dividia em setores, para o bom andamento das atividades. São eles: setor de produção, setor de recebimento da matéria-prima e escoamento do produto, setor de almoxarifado, setor administrativo, além da cozinha industrial e de banheiros para os funcionários.

Equipamentos


A extração da polpa das frutas requer equipamentos específicos, que aproveitem o máximo da polpa, com eficiência e qualidade. Além disso, é preciso construir um tanque de alvenaria revestido de azulejo, para lavar as frutas. Da mesma forma, são necessárias mesa de aço - para seleção e preparação das frutas, máquina para despolpamento das frutas, câmara de armazenamento refrigerada, recravadeira manual, lavador por imersão, pasteurizador tubular, bomba de transferência e prensa.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Agroindústria.

Leia o artigo "Indústria de beneficiamento de frutas e hortaliças".

Fonte: novonegocio.com.br

Andréa Oliveira 05-10-2018 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.